Londrina, Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 -  Busca

06/04/2020

UEL e Polo de Saúde têm grupos de trabalho que atendem demandas dos serviços de saúde

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) integra os grupos de governança que fazem parte do ecossistema de inovação. Com a pandemia de COVID-19, causada pelo coronavírus, o Polo de Saúde (Salus) - que reúne UEL, Sebrae, entre outras - em parceria com a Leanwork, criou três grupos de trabalho, no telegrama, contra a doença.
A diretora de Planejamento e Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), a professora Cristianne Cordeiro, explica que o objetivo dos grupos é reunir demandas e ofertas dos produtos que estão em falta nos hospitais de Londrina e do Paraná. "Queremos agilizar as necessidades, fazendo a ponte com quem pode contribuir no enfrentamento da COVID-19", afirma a diretora da Proplan.
Cristianne Cordeiro explica que o trabalho é único e os parceiros discutem as diretrizes para uma atuação conjunta. Na pandemia de COVID-19 foi identificada uma série de problemas que precisavam de solução. Por isso, a organização dos grupos para buscar respostas para esses problemas. "A gente sentiu necessidade, também, de comprar equipamentos. Esse é um espaço que vai congregar oferta e demanda", comenta.
Segundo ela, é possível buscar nos grupos pessoas que oferecem serviços como confecção de máscaras, até usinas de álcool para fornecimento de material para hospitais. "Os grupos têm compra e venda, mas com preços justos", comenta Cristianne Cordeiro. "É um comprometimento da população e da sociedade em um lugar só. A UEL está presente nos grupos porque tem professores e alunos atuando intensamente. A gente tem que mostrar o papel da Universidade na sociedade".
Conforme a consultora do Sebrae, Simone Millan Shavarski, há 23 hospitais cadastrados divulgando suas demandas. "Temos grupos de WhatsApp e Telegram com mais de 400 membros compartilhando informações", comenta a consultora. No site Paraná Contra Covid, além da venda e da compra de produtos e serviços, é possível fazer doações e ainda se inscrever como voluntários.
Os grupos no aplicativo Telegram Messenger estão divididos por áreas: a) equipamentos de proteção individual e limpeza, b) móveis e equipamentos, c) necessidades diversas. Confira, abaixo, os endereços dos grupos:

13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate
  16h43 CCE retoma campanha para arrecadação de alimentos e beneficia pessoas carentes
  14h04 01/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h44 Campanha UEL Solidária inclui livros em cestas doadas às famílias
  10h09 Departamento de Agronomia e parceiros promovem 1º Ciclo de Palestras Agro
  17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  08h11 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes