Londrina, Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 -  Busca

03/04/2020

Comunidade da UEL se mobiliza para ajudar famílias desprotegidas

(Divulgação/UEL Solidária)

A comunidade interna da Universidade Estadual de Londrina (UEL) está se mobilizando para arrecadar dinheiro, que será destinado a famílias desprotegidas, tanto da própria comunidade quanto de famílias cadastradas por projetos da Universidade. Para tanto, foi aberta uma conta na Caixa (agência 3076, cc 7227-8, operação 013), CPF 514.168.081-91, para receber as doações da Campanha UEL Solidária.
A professora Ana Patrícia Pires Nalesso, chefe do Departamento de Serviço Social, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), explica que a campanha surgiu a partir de professores dos diferentes Centros de Estudos da Universidade, sendo abraçada por professores do Grupo UEL pela Democracia e membros da Associação de Ex-alunos da Universidade Estadual de Londrina (Alumni-UEL). "A situação já vinha não muito boa e com a crise provocada pelo coronavírus piorou", justifica Ana Patrícia Pires Nalesso.
Os recursos arrecadados serão direcionados para famílias cadastradas junto às ações da Residência Multiprofissional da Universidade e uma parte será usada para atender pessoas em situação de rua, atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Além disso, serão comprados kits de higiene. Confira o áudio com a professora Ana Patrícia Pires Nalesso.

A campanha tem previsão para ser realizada nos próximos quatro meses e, segundo a professora, é importante que os doadores se organizem para fazer a doação nesse período. A quarentena é um período determinado por prefeitos e governadores - seguindo recomendações de organismos nacionais e internacionais de saúde - para o combate ao vírus que transmite a COVID-19. Por isso muitas famílias estão em situação de vulnerabilidade social por não conseguir realizar suas atividades.
Ações da UEL - A professora Martha Celia Ramirez Galvez, do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), diz que na pandemia da COVID19, a Universidade está atuando de maneira destacada em várias frentes. "Com ações voltadas para a manutenção das condições de atendimento do HU não só em termos de aumento de sua infraestrutura, mas também na realização dos exames do coronavírus, fabricação de equipamento de proteção individual (EPI), dentre outras, envolvendo, especialmente, áreas médicas e biológicas".
No entanto, ela lembra que a COVID-19 causa impactos em várias áreas, evidenciando as condições de desigualdade social do país e suas mazelas. "Em Londrina, estima-se que a população em situação de rua é de aproximadamente 1.000 pessoas e o número de vagas em abrigos, atualmente lotados, é de 200; situação que pode se agravar diante do fechamento de Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) de cidades vizinhas".
Segundo a professora, a cidade tem 53 mil famílias registradas no Cadastro Único, que recebem meio salário mínimo por pessoa ou três salários mínimos por família. Ela cita ainda o crescente número de desempregados e informais, atualmente sem renda. "Diante dos problemas estruturais de desigualdade social, são necessários o cuidado e acolhimento imediato, especialmente, das pessoas mais desprotegidas. Esperamos que comunidade da UEL se faça presente na construção de alternativas coletivas de enfrentamento dos efeitos adversos da pandemia da COVID19".
Campanha UEL Solidária
Caixa: Agência 3076 - cc 7227-8 / operação 013.
Veja abaixo Campanha da Associação Londrina Unida pelo HU/UEL:

13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate
  16h43 CCE retoma campanha para arrecadação de alimentos e beneficia pessoas carentes
  14h04 01/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h44 Campanha UEL Solidária inclui livros em cestas doadas às famílias
  10h09 Departamento de Agronomia e parceiros promovem 1º Ciclo de Palestras Agro
  17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  08h11 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes