Agência UEL de Notícias
    Londrina, Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
03/04/2020  

Liga Acadêmica fornece informações e orientações sobre saúde mental

Agência UEL

(Arte: Divulgação LASMEN)

Formada por cerca de 30 estudantes de seis cursos de graduação da UEL, a Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASMEN) disponibiliza material informativo online sobre saúde mental. Em especial durante o período de isolamento social, devido ao novo coronavírus, a equipe disponibiliza na rede social da LASMEN atividades voltadas para o autoconhecimento e autocuidado, como enquetes e sugestões de mídias.
O objetivo da Lasmen é desconstruir determinados pensamentos que causam sofrimento, além de despertar conhecimento e fornecer apoio para as pessoas que necessitam. Segundo a presidente da LASMEN, a estudante do curso de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Eliza Scruk Sanches, para as pessoas que não sabem lidar bem com a situação de isolamento e demais necessidades, é feito o encaminhando para o acolhimento online do Núcleo de Apoio ao Docente e ao Discente do Centro de Ciências da Saúde (NADD/CCS). Na rede social, também está disponibilizado o Mapa da Saúde Mental, que orienta qual serviço de saúde procurar e o número de telefone, conforme o desconforto sentido ou local que a pessoa estiver.
Serviços da UEL também são divulgados, entre eles o Serviço de Bem-estar à Comunidade (SEBEC), a Clínica Psicológica, a Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (DASC), o NADD/CCS, e o Núcleo de Estudos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NEPIC?S). Pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), estão o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) e Unidade de Pronto Atendimento. Além desses, estão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Eliza conta ainda que muitas pessoas procuraram o grupo para pedir ajuda e a criação do Mapa da Saúde Mental foi, justamente, para reunir e facilitar o acesso às informações. O grupo então se mobilizou para levantar os dados sobre os locais disponíveis para atendimento. "O que podemos fazer é encaminhar, não podemos nos oferecer para escuta porque somos alunos", explica.
LASMEN - As atividade da Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASMEN) começaram em outubro do ano passado, com o repasse de informação e orientação. O objetivo é auxiliar na manutenção da saúde mental de alunos, professores e servidores da UEL, e também pessoas de outras instituições.
"Por experiência própria dos membros, a gente sabe o quanto é importante ter um acompanhamento, um lugar onde a gente possa recorrer quando não se sentir bem", relata Alexandra Chanton, diretoria de Marketing da LASMEN e estudante do curso de Educação Física, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). "Saúde mental não é interesse de um só grupo de estudantes, aborda todo mundo. É por isso que temos vários cursos da área da saúde na Liga. Cada um é uma ponte", afirma.
Atualmente, a LASMEN é formada por estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Psicologia, que recebem orientação da professora Regina Célia Bueno Rezende Machado, do Departamento de Enfermagem, do CCS. Realizam encontros quinzenais, palestras e intervenções voltadas para o tema, com o objetivo de despertar o conhecimento e, ao mesmo tempo, propiciar condições para diminuir o sofrimento psíquico. São regidos por um estatuto e regularizados na Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).
Todas as atividades são organizadas pelos estudantes. Um das ações realizadas foi durante a Semana de Recepção dos Ingressantes 2020, promovida no início do mês de março. O LASMEN fez uma parceria com o CCS, organizou atividades e entregou aos estudantes do 1º ano dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia um folder com serviços e dicas de como lidar com sofrimento psíquico.
O Lasmen é composto por diretoria e demais integrantes. Além de Eliza Scruk e Alexandra Chanton, a diretoria é formada também pelas estudantes de Enfermagem, Dayane Wolff Carlin (vice-presidente) e Emanuelly Bueno Bovo (tesoureira), pela aluna de Fisioterapia, Geovana Pizzaia Pretti (secretária), e pelos estudantes de Psicologia, Bianca Fernanda Toledo, de Farmácia, Felipe Adolpho Silvano, e de Medicina, Rhaiany Lisboa dos Santos, que compõem a diretoria científica.
Aprendizado ? Como relata Eliza Scruk, nas grades curriculares dos cursos é escasso o ensino de saúde mental. "Queremos com isso aumentar a visibilidade dessa área incrível, incentivar o conhecimento e até mesmo propiciar saúde mental para esses futuros profissionais. Na prática, vemos o quanto faz falta, tanto para nós, quanto para as pessoas que atendemos", diz.
Alexandra Chanton conta que, para levar informação para outras pessoas, é necessário que eles aprendam antes, mas devido ao formato do estudo e das pesquisas, buscar informação e conhecimento especializado deixa de ser chato e maçante. Além disso, os aprendizados surgem de diversas formas. "Ajuda a ser mais humano, a ter mais empatia com o outro", afirma.
Mais informações sobre o LASMEN pelo e-mail lasmenuel@gmail.com ou no perfil @lasmenuel
Veja mais matérias da Agência UEL:
 




rodapé da notícia

  13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate
  16h43 CCE retoma campanha para arrecadação de alimentos e beneficia pessoas carentes
  14h04 01/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h44 Campanha UEL Solidária inclui livros em cestas doadas às famílias
  10h09 Departamento de Agronomia e parceiros promovem 1º Ciclo de Palestras Agro
  17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  08h11 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes
  11h24 Boletins Epidemiológicos são disponibilizados no portal da Universidade
  09h43 UEL FM tem novo colaborador em programa de música francesa
  09h56 Professor da UEL é mediador em live da Sociedade Brasileira da Comunicação
  19h45 Resolução adequa cronograma e estabelece novas convocações do Vestibular da UEL
  13h55 28/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h16 Lançadas novas chamadas de projetos de inclusão, pesquisa e extensão
  09h51 Processo seletivo oferta oito vagas para mestrado em Ciências Farmacêuticas
  17h08 Inscrições do Prêmio CAPES de Tese 2020 terminam nesta sexta-feira (29)
  20h44 Disque-Gramática sana dúvidas sobre Português
  15h31 Equipe da Bebê Clínica mantém consultas e orienta pais a distância
  13h43 27/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  12h15 Projeto Safety divulga primeira publicação técnica sobre a COVID-19
  00h48 Boletins Epidemiológicos sobre a COVID19
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br