Londrina, Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 -  Busca

03/04/2020

Liga Acadêmica fornece informações e orientações sobre saúde mental

(Arte: Divulgação LASMEN)

Formada por cerca de 30 estudantes de seis cursos de graduação da UEL, a Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASMEN) disponibiliza material informativo online sobre saúde mental. Em especial durante o período de isolamento social, devido ao novo coronavírus, a equipe disponibiliza na rede social da LASMEN atividades voltadas para o autoconhecimento e autocuidado, como enquetes e sugestões de mídias.
O objetivo da Lasmen é desconstruir determinados pensamentos que causam sofrimento, além de despertar conhecimento e fornecer apoio para as pessoas que necessitam. Segundo a presidente da LASMEN, a estudante do curso de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Eliza Scruk Sanches, para as pessoas que não sabem lidar bem com a situação de isolamento e demais necessidades, é feito o encaminhando para o acolhimento online do Núcleo de Apoio ao Docente e ao Discente do Centro de Ciências da Saúde (NADD/CCS). Na rede social, também está disponibilizado o Mapa da Saúde Mental, que orienta qual serviço de saúde procurar e o número de telefone, conforme o desconforto sentido ou local que a pessoa estiver.
Serviços da UEL também são divulgados, entre eles o Serviço de Bem-estar à Comunidade (SEBEC), a Clínica Psicológica, a Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (DASC), o NADD/CCS, e o Núcleo de Estudos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NEPIC?S). Pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), estão o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) e Unidade de Pronto Atendimento. Além desses, estão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Eliza conta ainda que muitas pessoas procuraram o grupo para pedir ajuda e a criação do Mapa da Saúde Mental foi, justamente, para reunir e facilitar o acesso às informações. O grupo então se mobilizou para levantar os dados sobre os locais disponíveis para atendimento. "O que podemos fazer é encaminhar, não podemos nos oferecer para escuta porque somos alunos", explica.
LASMEN - As atividade da Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASMEN) começaram em outubro do ano passado, com o repasse de informação e orientação. O objetivo é auxiliar na manutenção da saúde mental de alunos, professores e servidores da UEL, e também pessoas de outras instituições.
"Por experiência própria dos membros, a gente sabe o quanto é importante ter um acompanhamento, um lugar onde a gente possa recorrer quando não se sentir bem", relata Alexandra Chanton, diretoria de Marketing da LASMEN e estudante do curso de Educação Física, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). "Saúde mental não é interesse de um só grupo de estudantes, aborda todo mundo. É por isso que temos vários cursos da área da saúde na Liga. Cada um é uma ponte", afirma.
Atualmente, a LASMEN é formada por estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Psicologia, que recebem orientação da professora Regina Célia Bueno Rezende Machado, do Departamento de Enfermagem, do CCS. Realizam encontros quinzenais, palestras e intervenções voltadas para o tema, com o objetivo de despertar o conhecimento e, ao mesmo tempo, propiciar condições para diminuir o sofrimento psíquico. São regidos por um estatuto e regularizados na Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).
Todas as atividades são organizadas pelos estudantes. Um das ações realizadas foi durante a Semana de Recepção dos Ingressantes 2020, promovida no início do mês de março. O LASMEN fez uma parceria com o CCS, organizou atividades e entregou aos estudantes do 1º ano dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia um folder com serviços e dicas de como lidar com sofrimento psíquico.
O Lasmen é composto por diretoria e demais integrantes. Além de Eliza Scruk e Alexandra Chanton, a diretoria é formada também pelas estudantes de Enfermagem, Dayane Wolff Carlin (vice-presidente) e Emanuelly Bueno Bovo (tesoureira), pela aluna de Fisioterapia, Geovana Pizzaia Pretti (secretária), e pelos estudantes de Psicologia, Bianca Fernanda Toledo, de Farmácia, Felipe Adolpho Silvano, e de Medicina, Rhaiany Lisboa dos Santos, que compõem a diretoria científica.
Aprendizado ? Como relata Eliza Scruk, nas grades curriculares dos cursos é escasso o ensino de saúde mental. "Queremos com isso aumentar a visibilidade dessa área incrível, incentivar o conhecimento e até mesmo propiciar saúde mental para esses futuros profissionais. Na prática, vemos o quanto faz falta, tanto para nós, quanto para as pessoas que atendemos", diz.
Alexandra Chanton conta que, para levar informação para outras pessoas, é necessário que eles aprendam antes, mas devido ao formato do estudo e das pesquisas, buscar informação e conhecimento especializado deixa de ser chato e maçante. Além disso, os aprendizados surgem de diversas formas. "Ajuda a ser mais humano, a ter mais empatia com o outro", afirma.
Mais informações sobre o LASMEN pelo e-mail lasmenuel@gmail.com ou no perfil @lasmenuel
Veja mais matérias da Agência UEL:

13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate
  16h43 CCE retoma campanha para arrecadação de alimentos e beneficia pessoas carentes
  14h04 01/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h44 Campanha UEL Solidária inclui livros em cestas doadas às famílias
  10h09 Departamento de Agronomia e parceiros promovem 1º Ciclo de Palestras Agro
  17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)