Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
31/03/2020  

Governo autoriza Laboratórios das Universidades a se credenciarem para testes da Covid-19

Agência UEL/Pedro Livoratti

Atendendo a um apelo das IEES e da sociedade civil organizada o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, o superintendente da SETI, Aldo Nelson Bona, e o Secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, adiantaram a decisão de interiorização da realização dos exames de Coronavírus, o Governo do Estado confirmou nesta terça-feira (31) que as Instituições de Ensino Superior Públicas serão autorizadas a realizar os exames, desde que tenham condições de adquirir insumo para extração de amostras dos materiais coletados e se credenciem junto ao Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab). A informação foi confirmada nesta tarde pelo Superintendente de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Aldo Bona, em comunicado enviado às Reitorias. 
O Superintendente participou esta manhã de reunião na Casa Civil com Secretário de Saúde, Beto Preto, juntamente com sua equipe, e com o Secretário Chefe da Casa Civil, Guto Silva, para debater a possibilidade de descentralizar os exames de Coronavírus. Segundo o Superintendente, o problema agora é a limitação dos Kits de extração do RNA viral e de análise para Covid-19. De acordo com Aldo Bona, o Governo do Paraná conseguiu adquirir um volume maior de kits, mas ainda existe demanda dos kits de extração. Esses insumos não estão disponíveis para serem descentralizados para os Laboratórios que venham a se credenciar. 
O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirmou que já havia oficializado junto ao Governo Estadual a qualificação para realização dos exames. "Essa decisão do Governo poderá ampliar e interiorizar a capacidade de realizar os exames que são necessários para o manejo dos casos suspeitos. Possibilitará, ainda, maior confiabilidade dos dados sobre a COVID-19 e, com isso decisões pertinentes a gestão baseada em informações confiáveis", destacou. Ele explicou que o governo terá uma rede de laboratórios espalhada pelo estado, proporcionando que leitos hospitalares possam ser desocupados mais rapidamente a partir de maior agilidade nos diagnósticos dos pacientes. 
Repercussão - O vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa, explicou que a Universidade detém um lote deste insumo específico para a extração do material genético do vírus. Entretanto, não tem os insumos para a técnica de ampliação (RT PCR), que acompanha os kits. "Uma vez que o governo se convenceu da importância da descentralização vamos começar a receber os kits", afirmou ele. Segundo o vice-reitor, a UEL já providenciou o credenciamento junto ao Sislab. 
Ele explicou, também, que, além de tentar obter o material junto ao Governo, a Universidade também considera uma parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina. Em reunião realizada esta manhã, o município confirmou que também está adquirindo kits para a realização de exames da Covid-19. 
"Tecnicamente estamos preparados para fazer os testes. Com este aceno do governo, vamos estabelecer fluxos de recebimento dessas amostras", explicou. Segundo ele, a partir de agora a UEL terá de enviar contraprova dos testes para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) para a validação dos exames. 
A Universidade conta com o Laboratório de Biologia Molecular no HU, que poderia ser utilizado com toda a segurança e facilidade de logística. Essa unidade poderia ter a atuação amplificada com equipamentos que viriam de outros laboratórios. Dessa forma, ele estima que a UEL poderia realizar até 200 testes/dia.











rodapé da notícia

  13h12 01/07/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h06 30/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 29/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h05 28/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h24 27/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br