Londrina, Sábado, 06 de Junho de 2020 -  Busca

27/03/2020

Parceria com confecção de Cambé produz 8 mil máscaras para o HU/UEL

Agência UEL/Reinaldo C. Zanardi

Máscaras descartáveis produzidas com o aproveitamento do SMS

Parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com a Indústria e Comércio de Confecções Cris Jeans viabilizou a produção de 8 mil máscaras que serão usadas por profissionais do Hospital Universitário (HU/UEL). As máscaras descartáveis foram feitas com o aproveitamento do SMS, o Spunbond Meltblown Spunbond.
O SMS é vendido pela indústria como um não tecido e usado para embalar  instrumentos cirúrgicos. O material para a confecção das máscaras vem do próprio HU/UEL que descarta o SMS, após a realização de cirurgias. A confecção dessas máscaras é parte do resultado de um projeto de pesquisa do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
O projeto é uma iniciativa da professora Danielly Negrão, do Departamento de Enfermagem do CCS, que também integra o Núcleo Interdisciplinar de Resíduos (NINTER) da UEL. A confecção das máscaras de SMS tem a participação da professora Thassiana Miotto, do Departamento de Design do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).
A professora Danielly Negrão afirma que a demanda diária por máscaras no HU/UEL é grande e que o material (SMS) para ser aproveitado passa por um processo que envolve oito etapas de segurança. O hospital é referência para o atendimento a pacientes com Covid-19, transmitida pelo coronavírus.
A professora lembra que a confecção das máscaras em SMS, material reaproveitado, está em consonância com resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) Nº 356, de 23 de março último, dispõe "sobre os requisitos para a fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviçoos de saúde".
Além da mão de obra, empresa também doou linha e elástico

A resolução da Anvisa trata de normas em regime excepcional e tem validade por 180 dias, "em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada" ao coronavírus. "Assim, nossas máscaras em SMS são considerados EPI [equipamento de proteção individual] com cobertura pela legislação", diz a professora.
Empresa - A Indústria e Comércio de Confecções Cris Jeans é uma empresa especializada na fabricação de moda jeans feminina e masculina, que funciona em Cambé. A empresa foi fundada em 1982. "Para confeccionar as máscaras, a Cris Jean doou mão de obra, linha, elástico e, também, amor. Por conta desse momento que estamos atravessando", diz Danielly Negrão.
Proprietários da empresa informaram que são 150 funcionários e a indústria interrompeu a produção na última segunda-feira, mas manteve uma equipe para atender demandas sociais. Assim, puderam atender à solicitação das professoras da UEL, na confecção das máscaras. Além disso, a empresa produziu e doou 940 uniformes (calças e camisas) para uma prefeitura da região usar em unidades básicas de saúde.

19h08 Câmara de Graduação propõe reinício de atividades de forma não presencial, a partir de 29 de junho
  17h33 30 anos da UEL FM: especial musical e campanha com histórias da emissora educativa
  16h01 Museu Histórico recebe recursos para revitalizar instalação elétrica
  15h36 Equipe do Centro de Tratamento de Queimados divulga programação online do Junho Laranja
  13h27 05/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  11h31 Dados oficiais confirmam previsão de pesquisadores sobre empregos perdidos
  09h49 Café com Libras produz vídeos e dissemina a Língua Brasileira de Sinais
  16h13 Colegiado de Nutrição promove curso sobre formação profissional
  13h51 04/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  16h52 Produção do CECA integra professores, estudantes e comunidade
  17h48 Ensino, sociologia e atividade pedagógica são temas de evento internacional do Lenpes
  14h57 PRÉ-SIMVAS destaca o bem-estar animal e reúne estudantes de Veterinária, Biologia e Zootecnia
  17h47 Parceria entre UEL e Prefeitura de Londrina atende trabalhadores da região
  15h34 Curso online sobre plantão psicológico contabiliza 160 participantes
  15h43 Convocados 73 candidatos na 8ª chamada do Vestibular 2020
  13h42 03/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  11h42 Pesquisadores mapeiam segurança alimentar junto a estudantes da rede municipal
  09h51 Professora do CEFE aborda a classificação funcional no esporte adaptado
  11h18 A pandemia sob o olhar do historiador: como o presente será contado no futuro?
  11h36 Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HU/UEL expande teleconsultas a pacientes
  13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate