Londrina, Sábado, 06 de Junho de 2020 -  Busca

27/03/2020

Hemocentro de Londrina mantém serviço de coleta e horários de atendimento

Agência UEL/Beatriz Botelho

(FOTO: Arquivo/COM)

Para atender aos doadores de sangue de forma segura e com os cuidados necessários para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), a direção do Hemocentro Regional de Londrina, ligado ao Hospital Universitário da UEL (HU/UEL), adotou mudanças na recepção aos doadores regulares, ou novos, como medida de prevenção. Não há alteração nos horários de atendimento, que segue de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 17h30.
Na parte externa do Hemocentro de Londrina - localizado em prédio anexo ao Hospital Universitário (HU), na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156 - foram montadas duas tendas, que abrigam posto de informações e checagem de temperatura, além de espaço reservado para aguardar o atendimento. Segundo o coordenador do Hemocentro, Fausto Trigo, neste espaço é realizada uma pré-triagem para evitar que pessoas com qualquer sintoma viral (febre, tosse, coriza) entrem no prédio.
Já na parte interna do Hemocentro, o atendimento segue normalmente, com uma série de medidas de segurança: os aparelhos de pressão arterial são higienizados a todo momento. Também vários  dispenseres de álcool em gel foram distribuídos, portanto, estão à disposição da equipe do Hemocentro e doadores.
Outra medida de prevenção adotada é o distanciamento físico entre as cadeiras de doação. Conforme explica a enfermeira chefe do Hemocentro, Rita Domansky, o setor segue as normas instituídas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para garantir a segurança dos doadores.
Além das medidas citadas, durante os horários em que há maior número de pessoas no local, são distribuídas senhas, para evitar que todos fiquem aglomerados na sala de espera. O coordenador Fausto Trigo explica que neste momento não estão sendo incentivadas doações em grupo, justamente para evitar aglomeração. "Orientamos que sejam grupos pequenos, de no máximo cinco pessoas". Ele também orienta a doação nos dias da semana, em que a procura, historicamente, é menor do que aos sábados.
Doações - O Hemocentro Regional de Londrina é um dos quatro centros regionais de coleta de sangue do estado. Ele atende diretamente 22 unidades ligadas à 17ª Regional de Saúde, oferecendo bolsas e material de ótima procedência e qualidade, processado com recursos tecnológicos de ponta. De janeiro a novembro de 2019, foram contabilizadas 14.046 doações, com média de 1.276 bolsas/mês.
O Hemocentro fica em prédio anexo ao Hospital Universitário (HU), na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156. Mais informações pelo telefone (43) 3371 2465.
Condições para doar - É precisoestar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores devem apresentar consentimento formal do responsável legal), pesar no mínimo de 50 quilos, apresentar documento oficial de identidade (com foto)
Confira dúvidas e respostas para perguntas mais frequentes sobre doação de sangue:

19h08 Câmara de Graduação propõe reinício de atividades de forma não presencial, a partir de 29 de junho
  17h33 30 anos da UEL FM: especial musical e campanha com histórias da emissora educativa
  16h01 Museu Histórico recebe recursos para revitalizar instalação elétrica
  15h36 Equipe do Centro de Tratamento de Queimados divulga programação online do Junho Laranja
  13h27 05/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  11h31 Dados oficiais confirmam previsão de pesquisadores sobre empregos perdidos
  09h49 Café com Libras produz vídeos e dissemina a Língua Brasileira de Sinais
  16h13 Colegiado de Nutrição promove curso sobre formação profissional
  13h51 04/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  16h52 Produção do CECA integra professores, estudantes e comunidade
  17h48 Ensino, sociologia e atividade pedagógica são temas de evento internacional do Lenpes
  14h57 PRÉ-SIMVAS destaca o bem-estar animal e reúne estudantes de Veterinária, Biologia e Zootecnia
  17h47 Parceria entre UEL e Prefeitura de Londrina atende trabalhadores da região
  15h34 Curso online sobre plantão psicológico contabiliza 160 participantes
  15h43 Convocados 73 candidatos na 8ª chamada do Vestibular 2020
  13h42 03/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  11h42 Pesquisadores mapeiam segurança alimentar junto a estudantes da rede municipal
  09h51 Professora do CEFE aborda a classificação funcional no esporte adaptado
  11h18 A pandemia sob o olhar do historiador: como o presente será contado no futuro?
  11h36 Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HU/UEL expande teleconsultas a pacientes
  13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate