Londrina, Sábado, 06 de Junho de 2020 -  Busca

27/03/2020

UEL e Londrix selecionam 20 poesias para Mural Poético

A UEL e o Festival Literário Londrix selecionam 20 poesias londrinenses para o evento "UEL COM Londrix - O Mural Poético". As poesias selecionadas serão expostas de modo virtual nas plataformas de mídias da Universidade e do Londrix. O objetivo dos organizadores é contribuir para a produção e a difusão da cultura poética na cidade de Londrina, no contexto de crise da saúde da população, acarretada pelo coronavírus.
Os interessados devem enviar suas produções até o dia 20 de abril. Cada autor pode concorrer com até dois poemas de sua autoria, que precisam ser inéditos. O tema da poesia é livre e o texto deve ser enviado em formato doc. (Word, Open Office, etc.), com fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento livre e não deve exceder o limite de duas folhas no tamanho A4.
Conforme Christine Vianna, diretora do Londrix, a participação é gratuita e serão aceitos poemas de forma fixa (soneto, o rondó, o rondel, balada, o canto real, o vilancete, a vilanela, a sextina, o pantum, o haicai e a quadra popular) ou poemas em versos livres. Os candidatos devem enviar um breve currículo e uma fotografia.
O envio deve ser feito pelo endereço eletrônico comunica@uel.br. O resultado será divulgado no dia 25 de abril. O Festival "UEL COM Londrix - O Mural Poético" tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Londrina. "Ao se inscreverem, todos os participantes liberam a divulgação nos canais oficiais da UEL e do Londrix", afirma Christine Vianna.
O professor Frederico Augusto Garcia Fernandes, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), que integra a comissão organizadora do evento, diz que a iniciativa do Mural Poético se dá em meio à quarentena por causa do coronavírus, medida que ele classifica como de zelo pela vida.
"Teremos um grande varal virtual de poesias, até pensando uma publicação futura desse material. Esse concurso é para que quem gosta de fazer poema ou tem guardado no fundo da sua gaveta possa nos enviar esses textos", comenta Frederico Garcia Fernandes. O professor lembra que há outra iniciativa agendada para as próximas semanas. Trata-se de uma palestra ao vivo pelas redes sociais.
O primeiro encontro será com Osvaldo Manuel Silvestre, doutor em Teoria da Literatura e professor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, em Portugal. A transmissão será na próxima quarta-feira, dia 1º de abril, às 19h30, pelo endereço da Coordenadoria de Comunicação da UEL, na plataforma Youtube - AQUI.
O Londrix - Segundo a diretora do Londrina, Christine Vianna, ao longo de 16 anos, o festival proporciona o intercâmbio de experiências criativas na literatura e em referências estéticas entre público e autores. "O evento tem promovido a literatura, incentivando e buscando formas de difundir e consolidar o hábito da leitura; promovendo ações voltadas à melhoria do acesso ao livro, possibilitando um contato direto da população com o universo literário", afirma a produtora cultural.
Christine Vianna destaca diversas ações voltadas ao universo literário e que acontecem o ano todo. São Um Dedo de Prosa, o Sarauzinho, o Assalto Literário, a Oficina Encantamentos Poéticos, a Mostra Londrix Vídeo Poema e o Concurso Jovens Poetas Londrix. "Sem contar a semana literária que enriquece estéticas e culmina em debates, palestras, feira de livros, lançamentos", afirma. A data prevista para este ano é de 4 a 9 de novembro.

19h08 Câmara de Graduação propõe reinício de atividades de forma não presencial, a partir de 29 de junho
  17h33 30 anos da UEL FM: especial musical e campanha com histórias da emissora educativa
  16h01 Museu Histórico recebe recursos para revitalizar instalação elétrica
  15h36 Equipe do Centro de Tratamento de Queimados divulga programação online do Junho Laranja
  13h27 05/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  11h31 Dados oficiais confirmam previsão de pesquisadores sobre empregos perdidos
  09h49 Café com Libras produz vídeos e dissemina a Língua Brasileira de Sinais
  16h13 Colegiado de Nutrição promove curso sobre formação profissional
  13h51 04/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  16h52 Produção do CECA integra professores, estudantes e comunidade
  17h48 Ensino, sociologia e atividade pedagógica são temas de evento internacional do Lenpes
  14h57 PRÉ-SIMVAS destaca o bem-estar animal e reúne estudantes de Veterinária, Biologia e Zootecnia
  17h47 Parceria entre UEL e Prefeitura de Londrina atende trabalhadores da região
  15h34 Curso online sobre plantão psicológico contabiliza 160 participantes
  15h43 Convocados 73 candidatos na 8ª chamada do Vestibular 2020
  13h42 03/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  11h42 Pesquisadores mapeiam segurança alimentar junto a estudantes da rede municipal
  09h51 Professora do CEFE aborda a classificação funcional no esporte adaptado
  11h18 A pandemia sob o olhar do historiador: como o presente será contado no futuro?
  11h36 Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HU/UEL expande teleconsultas a pacientes
  13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate