Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

27/03/2020

UEL e Londrix selecionam 20 poesias para Mural Poético

A UEL e o Festival Literário Londrix selecionam 20 poesias londrinenses para o evento "UEL COM Londrix - O Mural Poético". As poesias selecionadas serão expostas de modo virtual nas plataformas de mídias da Universidade e do Londrix. O objetivo dos organizadores é contribuir para a produção e a difusão da cultura poética na cidade de Londrina, no contexto de crise da saúde da população, acarretada pelo coronavírus.
Os interessados devem enviar suas produções até o dia 20 de abril. Cada autor pode concorrer com até dois poemas de sua autoria, que precisam ser inéditos. O tema da poesia é livre e o texto deve ser enviado em formato doc. (Word, Open Office, etc.), com fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento livre e não deve exceder o limite de duas folhas no tamanho A4.
Conforme Christine Vianna, diretora do Londrix, a participação é gratuita e serão aceitos poemas de forma fixa (soneto, o rondó, o rondel, balada, o canto real, o vilancete, a vilanela, a sextina, o pantum, o haicai e a quadra popular) ou poemas em versos livres. Os candidatos devem enviar um breve currículo e uma fotografia.
O envio deve ser feito pelo endereço eletrônico comunica@uel.br. O resultado será divulgado no dia 25 de abril. O Festival "UEL COM Londrix - O Mural Poético" tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Londrina. "Ao se inscreverem, todos os participantes liberam a divulgação nos canais oficiais da UEL e do Londrix", afirma Christine Vianna.
O professor Frederico Augusto Garcia Fernandes, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), que integra a comissão organizadora do evento, diz que a iniciativa do Mural Poético se dá em meio à quarentena por causa do coronavírus, medida que ele classifica como de zelo pela vida.
"Teremos um grande varal virtual de poesias, até pensando uma publicação futura desse material. Esse concurso é para que quem gosta de fazer poema ou tem guardado no fundo da sua gaveta possa nos enviar esses textos", comenta Frederico Garcia Fernandes. O professor lembra que há outra iniciativa agendada para as próximas semanas. Trata-se de uma palestra ao vivo pelas redes sociais.
O primeiro encontro será com Osvaldo Manuel Silvestre, doutor em Teoria da Literatura e professor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, em Portugal. A transmissão será na próxima quarta-feira, dia 1º de abril, às 19h30, pelo endereço da Coordenadoria de Comunicação da UEL, na plataforma Youtube - AQUI.
O Londrix - Segundo a diretora do Londrina, Christine Vianna, ao longo de 16 anos, o festival proporciona o intercâmbio de experiências criativas na literatura e em referências estéticas entre público e autores. "O evento tem promovido a literatura, incentivando e buscando formas de difundir e consolidar o hábito da leitura; promovendo ações voltadas à melhoria do acesso ao livro, possibilitando um contato direto da população com o universo literário", afirma a produtora cultural.
Christine Vianna destaca diversas ações voltadas ao universo literário e que acontecem o ano todo. São Um Dedo de Prosa, o Sarauzinho, o Assalto Literário, a Oficina Encantamentos Poéticos, a Mostra Londrix Vídeo Poema e o Concurso Jovens Poetas Londrix. "Sem contar a semana literária que enriquece estéticas e culmina em debates, palestras, feira de livros, lançamentos", afirma. A data prevista para este ano é de 4 a 9 de novembro.