Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quarta-Feira, 08 de Julho de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
26/03/2020  

Para estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências

Agência UEL

(Divulgação: CreaJr-PR)

Criado em 2005, o Programa CreaJr-PR tem o objetivo de aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências do sistema profissional dos Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná - Confea/Crea-PR. O programa aproxima universitários do ambiente profissional. Mesmo na quarentena, causada pela pandemia do novo coronavírus, cadastro e serviços seguem funcionando normalmente na plataforma virtual.
A iniciativa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, sua estrutura e organização e incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável. No Paraná, os membros dirigentes são divididos em oito Comissões Acadêmicas Regionais (CARs), conforme as oito regionais administrativas do Crea-PR. Na comissão da Regional Londrina, que compreende municípios do Norte e Norte Pioneiro, a coordenadora é Ellen Caroline Lima, acadêmica do nono período Engenharia Ambiental da UTFPR - Campus Londrina. 
Ellen assumiu conta que o principal desafio é incentivar os acadêmicos a participar do programa. "Queremos incentivar os estudantes a conhecer o CreaJr-PR. Procuramos nos aproximar dos futuros profissionais para saber o que eles almejam do Crea-PR e o que o Conselho estabelece para as profissões", diz a coordenadora que lidera um grupo de pelo menos seis pessoas, entre estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Unifil, e Pitágoras/Unopar e UTFPR.
Para ela, a grande maioria dos estudantes ainda não tem conhecimento claro sobre o papel do Crea-PR nas profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências. "Percebo que há pouco interesse dos alunos neste tema. Quanto mais estivermos inseridos no programa, mais conhecimentos teremos sobre o significado que o Crea-PR tem para o profissional. Noto que poucos estudantes entendem o papel principal do Crea-PR, que é fiscalizar o exercício irregular da profissão", completa. 
No Paraná, são 6 mil membros cadastrados no CreaJr-PR. Os eventos do programa geram horas complementares, importantes para os acadêmicos. Também há o memorial de experiências para emissão de registro de atividade técnico-acadêmica (RTA); e o banco de estágios, disponibilizado na área restrita do CreaJr-PR, para cadastro do currículo do estudante que será visualizado pelas empresas registradas no Crea-PR, entre outros benefícios.
"O que mais me chamou atenção para participar do CreaJr foi a oportunidade de me aproximar dos profissionais da área, não só da minha, como das correlatas. Desde a adesão ao projeto, participamos de reuniões, de plenárias e tivemos contato com profissionais como nunca antes. Aprendemos muitas coisas e a cada dia surge uma nova descoberta", declara a acadêmica. 
O presidente da Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais (Anpea), Engenheiro Ambiental Rafael Ciciliato, detalha os benefícios da RTA e do banco de estágios. "Esse registro arquivará todos os projetos nos quais o estudante participou durante seu período de estágio na empresa contratante, com a assinatura do profissional responsável. Isso possibilita um currículo interessante para o estudante e abre as portas para futuras contratações no mercado de trabalho após sua formação", argumenta. "No momento de uma entrevista, por exemplo, será um ótimo recurso e diferencial de contratação", opina. 
Os estudantes que fazem parte do CreaJr-PR também têm acesso a eventos, palestras e convivência com profissionais ligados a entidades parceiras do Conselho. "Promovemos eventos com conteúdo agregador para os estudantes e profissionais e valorizamos a troca de experiências que esse ambiente possibilita", finaliza.
O CreaJr-PR é gratuito e aberto a todas as instituições de ensino paranaenses, tanto as de nível superior quanto as de nível tecnológico. Todos os estudantes de cursos relacionados ao Sistema Confea/Crea de instituições de ensino paranaenses, devidamente matriculados, podem participar, gratuitamente.
Os interessados podem acessar o Blog do CreaJr-PR Blog do CreaJr-PR, as páginas nas redes sociais, ou entrar em contato com Ellen Caroline Lima, coordenadora do programa na região de Londrina e Norte Pioneiro pelo telefone: (43) 9-9652-1524. 
Benefícios - Após cadastrar-se no CreaJr-PR, o estudante tem acesso a: impressão online da carteira de membro do CreaJr-PR, aceita em algumas entidades de classe para conceder descontos em cursos que promovem; banco de estágios - constam as vagas de estágio ofertadas pelas empresas registradas no Crea-PR; espaço para cadastrar o currículo do estudante e que as empresas poderão visualizar; e também as vagas de estágio do CIEE; memorial de experiências - para emissão de RTAs; publicação de artigos e trabalhos na Biblioteca Virtual do Crea-PR; participação em reuniões e eventos do Crea-PR (sendo membro dirigente do programa); entre outros.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do CREA).




rodapé da notícia

  17h35 Ranking britânico destaca UEL como melhor universidade estadual do PR
  17h09 Divulgado novo processo de seleção para vagas remanescentes em cursos de graduação
  13h48 07/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  11h05 Curso online voltado a professores de inglês em séries iniciais aborda translinguagem
  10h18 Projeto do CCH coleta relatos orais de quem vive a pandemia de COVID-19
  09h08 Revista do Tecpar recebe artigos para edição comemorativa de 75 anos
  13h30 06/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h05 Sai 1ª convocação extraordinária do Vestibular 2020. Lista tem sete nomes
  11h42 Professores e alunos debatem o futuro das artes diante da pandemia de COVID-19
  11h07 Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia: inscrições abertas
  15h15 Gráfica atende setores da saúde com produção e impressão de material gráfico
  13h21 Sistema de Bibliotecas: empréstimo de livros
  13h53 03/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h56 UEL divulga convocação extraordinária do Vestibular e nova seleção para vagas remanescentes
  12h18 Seti prorroga inscrições do Prêmio de C&T
  09h23 Professor e estudante da UEL têm acesso a pacotes Google e Microsoft
  16h42 Chamada da Rede Unesco apoia ações para erradicação do racismo no ensino superior
  13h51 02/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  17h33 Abertas as inscrições para curso online de direito eleitoral
  10h13 Programa de pós-graduação tem roda de conversa sobre invisibilidade lésbica
  11h20 Simpósio debate os temas gênero, sexualidade e educação
  17h10 Fundação Araucária promove live sobre o Programa Centelha
  13h40 01/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h02 UEL mantém suspensão de atividades presenciais até o próximo dia 2 de agosto
  16h26 Abertos trabalhos do Programa de Residência Técnica em gestão pública
  16h25 Artigo científico destaca importância da higiene bucal em pacientes de UTI
  10h37 UEL lança portal em inglês para estudantes e professores estrangeiros
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br