Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

26/03/2020

Para estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências

(Divulgação: CreaJr-PR)

Criado em 2005, o Programa CreaJr-PR tem o objetivo de aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências do sistema profissional dos Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná - Confea/Crea-PR. O programa aproxima universitários do ambiente profissional. Mesmo na quarentena, causada pela pandemia do novo coronavírus, cadastro e serviços seguem funcionando normalmente na plataforma virtual.
A iniciativa viabiliza o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, sua estrutura e organização e incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável. No Paraná, os membros dirigentes são divididos em oito Comissões Acadêmicas Regionais (CARs), conforme as oito regionais administrativas do Crea-PR. Na comissão da Regional Londrina, que compreende municípios do Norte e Norte Pioneiro, a coordenadora é Ellen Caroline Lima, acadêmica do nono período Engenharia Ambiental da UTFPR - Campus Londrina.
Ellen assumiu conta que o principal desafio é incentivar os acadêmicos a participar do programa. "Queremos incentivar os estudantes a conhecer o CreaJr-PR. Procuramos nos aproximar dos futuros profissionais para saber o que eles almejam do Crea-PR e o que o Conselho estabelece para as profissões", diz a coordenadora que lidera um grupo de pelo menos seis pessoas, entre estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Unifil, e Pitágoras/Unopar e UTFPR.
Para ela, a grande maioria dos estudantes ainda não tem conhecimento claro sobre o papel do Crea-PR nas profissões de Engenharia, Agronomia e Geociências. "Percebo que há pouco interesse dos alunos neste tema. Quanto mais estivermos inseridos no programa, mais conhecimentos teremos sobre o significado que o Crea-PR tem para o profissional. Noto que poucos estudantes entendem o papel principal do Crea-PR, que é fiscalizar o exercício irregular da profissão", completa.
No Paraná, são 6 mil membros cadastrados no CreaJr-PR. Os eventos do programa geram horas complementares, importantes para os acadêmicos. Também há o memorial de experiências para emissão de registro de atividade técnico-acadêmica (RTA); e o banco de estágios, disponibilizado na área restrita do CreaJr-PR, para cadastro do currículo do estudante que será visualizado pelas empresas registradas no Crea-PR, entre outros benefícios.
"O que mais me chamou atenção para participar do CreaJr foi a oportunidade de me aproximar dos profissionais da área, não só da minha, como das correlatas. Desde a adesão ao projeto, participamos de reuniões, de plenárias e tivemos contato com profissionais como nunca antes. Aprendemos muitas coisas e a cada dia surge uma nova descoberta", declara a acadêmica.
O presidente da Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais (Anpea), Engenheiro Ambiental Rafael Ciciliato, detalha os benefícios da RTA e do banco de estágios. "Esse registro arquivará todos os projetos nos quais o estudante participou durante seu período de estágio na empresa contratante, com a assinatura do profissional responsável. Isso possibilita um currículo interessante para o estudante e abre as portas para futuras contratações no mercado de trabalho após sua formação", argumenta. "No momento de uma entrevista, por exemplo, será um ótimo recurso e diferencial de contratação", opina.
Os estudantes que fazem parte do CreaJr-PR também têm acesso a eventos, palestras e convivência com profissionais ligados a entidades parceiras do Conselho. "Promovemos eventos com conteúdo agregador para os estudantes e profissionais e valorizamos a troca de experiências que esse ambiente possibilita", finaliza.
O CreaJr-PR é gratuito e aberto a todas as instituições de ensino paranaenses, tanto as de nível superior quanto as de nível tecnológico. Todos os estudantes de cursos relacionados ao Sistema Confea/Crea de instituições de ensino paranaenses, devidamente matriculados, podem participar, gratuitamente.
Os interessados podem acessar o Blog do CreaJr-PR Blog do CreaJr-PR, as páginas nas redes sociais, ou entrar em contato com Ellen Caroline Lima, coordenadora do programa na região de Londrina e Norte Pioneiro pelo telefone: (43) 9-9652-1524.
Benefícios - Após cadastrar-se no CreaJr-PR, o estudante tem acesso a: impressão online da carteira de membro do CreaJr-PR, aceita em algumas entidades de classe para conceder descontos em cursos que promovem; banco de estágios - constam as vagas de estágio ofertadas pelas empresas registradas no Crea-PR; espaço para cadastrar o currículo do estudante e que as empresas poderão visualizar; e também as vagas de estágio do CIEE; memorial de experiências - para emissão de RTAs; publicação de artigos e trabalhos na Biblioteca Virtual do Crea-PR; participação em reuniões e eventos do Crea-PR (sendo membro dirigente do programa); entre outros.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do CREA).

14h29 09/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h13 08/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h15 05/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)