Londrina, Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 -  Busca

26/03/2020

Grupo da UEL produz vídeos com histórias em inglês para crianças

Para entreter as crianças que estão em casa neste período de quarentena, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Grupo de Pesquisa FELICE, ligado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), disponibiliza uma série de vídeos com contação de histórias, músicas e atividades em línguas estrangeiras. Pais e responsáveis podem acessar o conteúdo, indicado para crianças de até 10 anos, no perfil - EPIC UEL.
Segundo a coordenadora do grupo, Juliana Tonelli, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e diretora pedagógica da Coordenadoria de Processos Seletivos da UEL (COPS), objetivo é recreativo, mas principalmente pedagógico, visando reforçar a aprendizagem em língua estrangeira. "Neste momento, cada um está contribuindo com o que tem, acreditamos que disponibilizar esses vídeos é uma ação relevante para que as crianças possam ouvir as histórias", afirma.
Grupo - Cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o grupo de pesquisa está em atividade desde 2014. Os integrantes do grupo FELICE pesquisam o ensino, a aprendizagem e a avaliação da aprendizagem de línguas estrangeiras na infância. Reúne atualmente 15 integrantes, entre estudantes de pós-graduação e graduação da UEL, professores pesquisadores de outras instituições, como da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e ainda da Universidade de Genebra (Suíça).
Segundo Juliana Tonelli, os trabalhos desenvolvidos no grupo são de alto impacto na sociedade, principalmente na escola. Ela explica que todos os pesquisadores são professores da educação básica ou passaram por ela, e encontraram neste percurso alguma dificuldade em ensinar línguas estrangeiras para crianças tão pequenas. Por estes motivos, as pesquisas científicas procuram contribuir de forma prática com o professor que está na escola e trabalha com o ensino de língua estrangeira para crianças.
Um dos vídeos já disponibilizados traz a história em inglês The Little Red Hen (A história da Galinha Ruiva). Mais informações e outros vídeos no site do Grupo de Pesquisa FELICE. Veja o vídeo:

13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate
  16h43 CCE retoma campanha para arrecadação de alimentos e beneficia pessoas carentes
  14h04 01/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  15h44 Campanha UEL Solidária inclui livros em cestas doadas às famílias
  10h09 Departamento de Agronomia e parceiros promovem 1º Ciclo de Palestras Agro
  17h09 Professora do CEFE comanda live sobre esporte adaptado e inclusão
  16h29 Alunas da UEL conquistam 2º lugar no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos
  13h47 29/05/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  08h11 Projeto de Ciência da Informação auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes