Londrina, Sábado, 04 de Abril de 2020 -  Busca

25/03/2020

Acadêmicos da Engenharia Elétrica e Física ganham R$ 5 mil em prêmio da Capes

Os estudante Leonardo Gabriel Rosa e Órion de Macedo Xavier Villanueva Filho,  dos cursos de Engenharia Elétrica (CTU) e Física (CCE), respectivamente, estão entre os mil alunos de graduação selecionados pelo I Prêmio Talento Universitário, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Eles receberão cada um o valor R$ 5 mil. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (20) e a lista dos demais premiados está disponível no Edital Nº 24/2019.
Foram 21.416 inscritos de todas as regiões do Brasil, que realizaram prova de Conhecimento Gerais, com 80 questões, dia 8 de dezembro do ano passado. Como critério de participação, era necessário ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2017 ou 2018, além de iniciado a graduação em 2019, em instituições de ensino superior públicas, privadas ou militares. Os mil estudantes de graduação que obtiverem as maiores notas da prova foram considerados vencedores do Prêmio CAPES Talento Universitário, cujo objetivo é reconhecer o desempenho dos alunos com elevado grau de desenvolvimento de competências cognitivas.
Leonardo Rosa conta que foi incentivado a participar do prêmio pelo professor Francisco Granziera Junior, do Departamento de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). E junto com três colegas de sala e outros estudantes da UEL foram para Curitiba fazer a prova. "Foi bem semelhante ao ENEM", afirma.
O jovem conta que tem possíveis destinos para o dinheiro do prêmio, isto é, comprar alguns itens e equipamentos, que vão auxiliar no curso, como ferro de solda, fazer cursos online e adquirir um iPad. "Quero usar o iPad como instrumento de estudo, já que facilitaria pela portabilidade, pela possibilidade de ler livros e também de fazer anotações, que é o que eu vejo como o futuro das salas de aula, sem usar folhas de papel", idealiza.
Resultado - Órion Villanueva Filho também ficou sabendo do prêmio por um professor, Alexandre Urbano, do Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas (CCE). O que ele não soube a tempo é que o grupo da UEL organizou a ida até a capital do estado fazer a prova e ele foi sozinho. O estudante se diz muito feliz com o resultado, achou a prova tranquila de fazer, entretanto, não esperava que estaria entre os mil classificados e premiados. Ele também já tem um plano para usar o dinheiro. "Quero guardar e investir em coisas relacionadas aos estudos, como intercâmbio, por exemplo", conta.

14h52 Researcher from The University of Utah starts activities as Visiting Professor
  21h37 Comunidade da UEL se mobiliza para ajudar famílias desprotegidas
  11h42 Associação arrecada fundos para compra de equipamentos de proteção e aparelhos
  10h47 Liga Acadêmica fornece informações e orientações sobre saúde mental