Londrina, Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020 -  Busca

25/03/2020

Capes prorroga manutenção de bolsas no exterior durante pandemia

Pesquisadores que recebem bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no exterior e que teriam o final do programa previsto para março terão o benefício prorrogado por mais 60 dias, diante do avanço da pandemia COVID-19, até a normalização da situação. Na UEL a medida atinge diretamente 15 pesquisadores de várias áreas do conhecimento. A Capes mantém cerca de 3,3 mil estudantes e pesquisadores brasileiros distribuídos em 37 países.
De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEL, professor Amauri Alfieri, o anúncio atinge bolsistas que teriam o fim das bolsas neste mês, no entanto ele acredita que a medida deverá ser tomada da mesma forma para os casos de vencimentos futuros. A Capes ainda avalia situações de pesquisadores no exterior. As decisões pessoais sobre a permanência, ou não, em outros países estão sendo respeitadas.
Os pesquisadores da UEL fazem estágios incluídos no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). São estudantes de Programas de Pós Graduação de diversas áreas como Educação, Agronomia, Educação Física, Letras, Estudos da Linguagem, Ciências Biológicas, Patologia Experimental, Ciências da Reabilitação e Física. Estes estudantes teriam previsão de retorno a partir do mês de abril deste ano e estão distribuídos em Universidades de países como Estados Unidos, Austrália, Portugal, Canadá, Espanha e Inglaterra.
Linha Direta - Um canal de comunicação, o Linha Direta, foi colocado à disposição para esclarecer dúvidas - mais informações no site da CAPES. Até 18 de março, foram emitidas pela CAPES 128 passagens aéreas de retorno. Uma das medidas adotadas é a autorização de compra das passagens pelos bolsistas, que serão ressarcidos posteriormente.
Para os programas que têm estágio ao final do período da bolsa, caso o beneficiário decida voltar ao Brasil, poderá, posteriormente, retornar ao país estrangeiro quando a situação sanitária estiver estabilizada. A passagem de volta será de responsabilidade da CAPES.
Viagens de pesquisadores, bolsas ou novas missões de trabalho no exterior estão suspensas. Aos bolsistas que ainda não viajaram, a determinação é para aguardar o recebimento de novos Termos e Cartas de Concessão.
Mais informações no endereço da CAPES - FALE CONOSCO.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Capes).

16h01 Mais de 90% dos alunos da graduação respondem a questionário da Prograd
  13h33 10/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h00 Inscrições do novo processo de seleção para vagas remanescentes terminam domingo (12)
  15h51 Livro de pesquisadores reúne histórias sobre escola na quarentena