Londrina, Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 -  Busca

25/03/2020

Governo do Estado divulga resultado do Edital de combate ao coronavírus

Já está disponível o resultado da chamada pública realizada pelo Governo do Estado que destina R$ 8 milhões na contratação imediata de estudantes e profissionais da área de saúde que atuarão na prevenção e no combate a pandemia do novo coronavírus. Para conferir o resultado acesse o link: Resultado/EdItal/covi19.
"O edital garante um investimento essencial no desenvolvimento de projetos e na capacidade de atuação no combate e prevenção do coronavírus. Estamos reunindo o conhecimento científico das nossas universidades em prol da saúde pública", destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona. Na primeira etapa do projeto serão investidos cerca de R$ 5 milhões.
O Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus será executado em parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Secretaria de Estado da Saúde, a Fundação Araucária e as Universidades Estaduais do Paraná.
Serão englobadas pelas ações as cidades pólos de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Bandeirantes, Foz do Iguaçu e Paranaguá. Ao todo, serão desenvolvidos 9 projetos nas Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
"Vivemos em um momento de que precisamos muito da ajuda do grande número de pesquisadores renomados e capacitados que o Paraná possui. Temos certeza de que juntos conseguiremos combater esta pandemia", afirmou o diretor científico, tecnológico e de inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.
Atuação ? Parte dos bolsistas atuará na Central de Informações, fazendo o atendimento telefônico e por meios digitais para esclarecer dúvidas e fornecer informações relacionadas à prevenção, cuidados com a saúde e combate à pandemia. Os bolsistas reforçarão, ainda, o trabalho do Laboratório Central do Estado (Lacen) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
Outra ação será desenvolvida por enfermeiros e técnicos de enfermagem nas divisas rodoviárias do Estado. Eles ajudarão no monitoramento da condição das pessoas que passam pelos 33 postos de atendimento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
Também está prevista a chamada de profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) para atuar em unidades de saúde, hospitais e outros estabelecimentos das Regionais de Saúde do Estado. Vão prestar orientações, cuidados e combate ao coronavírus.
(Com informações da AEN).

13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate
  16h43 CCE retoma campanha para arrecadação de alimentos e beneficia pessoas carentes