Londrina, Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 -  Busca

24/03/2020

Ação entre amigos do HU/UEL arrecada doações para confecção de máscaras e uniformes

A enfermeira Flávia Meneguetti Pieri, professora do Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual de Londrina, da área de infectologia, iniciou na última sexta-feira (20) campanha entre amigos em busca de costureiras voluntárias para confeccionar máscaras de tecido, para o Hospital Universitário de Londrina (HU/UEL).
Mesmo ciente que este tipo de máscara não protege contra o coronavírus, a ação tem por objetivo ajudar dentro dos ambientes hospitalares para os casos de pacientes e acompanhantes em estados gripais e/ou pneumonias por outros vírus. "Vale lembrar, que estamos entrando no período sazonal destes agravos. Com isso, a procura por atendimento vem aumentando em unidades hospitalares e também de pronto atendimento", explica a enfermeira.
Prevenção - Flávia Pieri também esclarece que não está faltando material de proteção individual dentro do HU/UEL. "É uma medida preventiva em caso de um pico muito elevado do COVID-19 dentro do hospital", pontua. A ideia da campanha foi repassada por ela para alguns grupos e deu tão certo que rapidamente as costureiras voluntárias abraçaram a causa e as doações se diversificaram.
Segundo Flávia, a iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade de Londrina: "Já temos cadastradas cerca de 100 costureiras voluntárias que farão a confecção dentro da própria casa ou em empresas". Ela adiantou que até o final da semana a expectativa é entregar para o HU/UEL 2.500 máscaras, 600 aventais e 500 camisolas. "Mas nossa meta é maior ainda, com o que recebemos de ajuda em tecido, vamos confeccionar  mais dois mil uniformes de trabalho, dois mil pijamas (tamanho P,M e G) e mais 500 camisolas", comemora. Ela explica que as doações vão beneficiar pacientes e servidores do hospital.
Da parte do Hospital Universitário houve a doação de rolos de tecidos que viabilizaram parte das confecções das máscaras teciduais, aventais e camisolas. A empresa Sercomtel também colaborou com a doação de mais tecidos.  A empresa FG Brindes, de Londrina, assumiu o corte e a distribuição para as costureiras voluntárias das 2.500 máscaras. Vale destacar, que muitas microempresas têxteis e de embalagens estão entrando em contato com o HU para apoiar a campanha, disponibilizando o corte das peças e mão-de-obra profissional para as costuras.
Para cumprir a meta estimada, conforme Flávia, ainda falta a doação de aviamentos como linha e botões. Quem quiser fazer uma doação pode fazer contato pelo telefone (43) 3371-2671, na diretoria Administrativa do HU/UEL.
Confira a lista do que pode ser doado:
Tecido de brim na cor laranja (preferência) para confecção de avental;
Tecido cretone percal azul claro (preferência) para uniforme privativo;
Tecido cretone percal branco (preferência) para pijama;
Tecido cretone percal branco (preferência) para camisola;
TNT para as toucas;
Linha 100% sintética;
Botão para os pijamas (quatro mil botões);
Arame para máscara descartável;
Sapato de uso hospitalar;
Corte das peças;
Facção;
Mão-de-obra de costureiras profissionais (com máquina overloque e interloque);
Mão-de-obra de costureiras de casa.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate
  16h43 CCE retoma campanha para arrecadação de alimentos e beneficia pessoas carentes