Londrina, Terça-Feira, 02 de Junho de 2020 -  Busca

23/03/2020

HU/UEL recebe apoio espontâneo da sociedade com doações de materiais

Hospital Universitário (HU) da UEL, unidade de referência para tratamento da coronavírus em Londrina, está recebendo doações espontâneas da comunidade, interessada em apoiar o trabalho das equipes de plantonistas que trabalham em turnos, 24 horas. Neste final de semana, os plantonistas foram surpreendidos com kits encaminhados por uma empresa de alimentação natural, que fez questão de ceder lanches para o turno do sábado à noite.
O Hospital pretende aproveitar esta disposição da comunidade para reforçar a reposição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), fundamentais para a paramentação das equipes que atendem pacientes, embora o estoque esteja normalizado. Interessados podem entrar em contato com a Diretoria Administrativa do HU pelo número (43) 3371-2671.
O HU prioriza os donativos de itens como luvas, máscaras cirúrgicas e a N95, aventais impermeáveis (tipo cirúrgico), álcool 70 por cento (gel), produtos de limpeza e de higiene pessoal, compressas, toalhas para uso hospitalar, fraldas higiênicas, tecidos e TNT, esfimomanômetro e termômetro a laser. As doações também podem se ar de água mineral e de equipamentos especializados como respiradores, oxímetros, materiais para entubação e circuito para respiradores. Outros produtos úteis são caixas plásticas, lençóis descartáveis, copos descartáveis, sapato de uso hospitalar e luvas descartáveis e cirúrgicas.
Reconhecimento - Segundo a Diretora Administrativa do HU, Daiane Vieira Cardoso, as doações representam o reconhecimento da sociedade civil às equipes de plantonistas e de toda a unidade. Ao todo são cerca de 1,9 mil colaboradores e terceirizados, desde os profissionais de saúde aos servidores que atuam nas áreas de suporte como manutenção, lavanderia, alimentação, administrativa, transporte e outros.
A empresária Márcia Costa, proprietária da Naturela, especializada em alimentação natural, tomou a iniciativa de enviar 240 kits compostos por lanche e suco natural para as equipes de plantonistas que atuaram no turno da noite de sábado. "Me sensibilizei com o trabalho destas pessoas que colocam as vidas da gente na frente das delas", definiu Márcia. Ela acrescentou que a rede está fechada neste momento, com todos os colaboradores dispensados, e que os lanches foram feitos exclusivamente para atender às equipes do HU/UEL. "Quis expressar minha gratidão e carinho", reforçou a empresária.
Além dos lanches, a diretora administrativa do HU explicou que o Sindicato da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon) já contatou o Hospital se colocando à disposição para auxiliar com possíveis projetos para adequação de infraestrutura, obras e reformas. Nesta segunda-feira (23), a diretoria da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Idel) também procurou a direção do HU para apoiar a confecção e aquisição de itens como avental de tecido, máscaras e viseiras. Também se colocou à disposição o Comitê de Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel, que doou tecido para fabricação de EPIs (máscaras e paramentação) destinados às equipes que atuam diretamente com o paciente.

13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate
  16h43 CCE retoma campanha para arrecadação de alimentos e beneficia pessoas carentes