Londrina, Quarta-Feira, 01 de Fevereiro de 2023 -  Busca

16/03/2020

Lançado selo comemorativo de 50 anos do Museu Histórico de Londrina

Selo comemorativo

Foi lançado na última sexta-feira (13) o selo comemorativo de 50 anos do Museu Histórico de Londrina. A cerimônia de lançamento contou com autoridades, convidados, estudantes e professores da UEL. O Museu iniciou as atividades em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas, por iniciativa de professores e estudantes do curso de História.
O selo foi produzido pela designer Petra Maria Schauff Mendes, que atuou recentemente como estagiária do Museu, e se dispôs a produzir o material com o objetivo de abrir as comemorações dos 50 anos de fundação. Segundo a diretora do Museu Histórico, professora Edméia Ribeiro, o lançamento do selo evidencia à sociedade a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão, que guarda uma simbologia sobre a identidade do norte do Paraná. Ela explica que esse sentimento começa na própria localização, na antiga Ferroviária.
Diretora do Museu Histórico, Edmeia Ribeiro, primeira servidora do Museu, Zuleika Scalassara e o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa

História - Em 1974 passou a ser Órgão Suplementar da UEL. Desde 1986 ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, no centro da cidade, desenvolvendo atividades educativas, e acadêmicas, atuando também como espaço dinâmico para os movimentos e ações culturais. O acervo do Museu guarda mais de 1,2 mil itens entre objetos, documentos, periódicos, fotografias, DVDs, quadros e outros.
Hoje, o Museu Histórico de Londrina é espaço fundamental da cultura, que recebe artistas, compositores, atores e autores. Só no ano passado foram realizados mais de 30 eventos desde lançamentos de obras, recitais, apresentações artísticas, saraus, feiras e shows. Outro número que chama atenção diz respeito à frequência de público, já que esses eventos registraram público superior a 18 mil pessoas.
Participaram do lançamento do selo o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa; a diretora do Museu Histórico, Edméia Ribeiro, o secretário Municipal de Cultura, Caio Júlio Cesario, representante do Prefeito de Londrina; a diretora de Patrimônio do Município de Londrina, Solange Batigliana; a diretora do CCH, Viviane Bagio Furtoso; Neuza Urquiza, da Associação dos Amigos do Museu (ASAM); e a primeira servidora do Museu, Zuleika Scalassara. Também marcaram presença demais autoridades e convidados.

13h51 16/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h49 15/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h08 14/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h42 13/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)