Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

13/03/2020

Aula inaugural marca início dos cursos de Biotecnologia e Nutrição

Autoridades, professores, alunos e servidores prestigiaram a solenidade, no Anfiteatro do CESA

Professores e servidores de Pró-reitorias e Centros de Estudos da Universidade, junto com estudantes das primeiras turmas dos cursos de Biotecnologia (CCA) e Nutrição (CCS), participaram nesta sexta-feira (13) de cerimônia para marcar o início das atividades das duas novas graduação da UEL. Na sequência, duas palestras foram ministradas com profissionais das áreas de Alimentos, Biotecnologia e Inovação, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).
A criação dos cursos foi autorizada em novembro de 2018, pelo Governo do Estado do Paraná, para início em março deste ano. Com isso, a UEL passa a ter 52 cursos de graduação, com vagas ofertadas pelo Vestibular da UEL e pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação (MEC).
O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, presente na solenidade, fez um breve histórico da criação dos cursos e dos desafios enfrentados. Ele explicou que, da mesma forma que a demanda pela construção da Universidade veio da sociedade de Londrina, a criação dos cursos partiu de um desejo da população. "Nós estamos juntos nesta construção. Foi uma escolha social e nós vamos lutar por isso juntos", disse.
A coordenadora do colegiado do curso de Biotecnologia, Suely Mayumi Obara Doi, do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, do Centro de Ciências Exatas (CCE), lembrou dos diversos professores e servidores que contribuíram para o início dos cursos. Ao se referir aos 20 novos alunos, ela destacou que "os estudantes são pioneiros dessa história" e ainda desejou "que a ciência, o conhecimento e a universidade pública possam mudar a vida de vocês".
Já Clisia Mara Carreira, coordenadora de colegiado do curso de Nutrição e professora do Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológica, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), convidou os 40 estudantes para participar ativamente do curso durante os anos de estudo. Ela lembrou a cada um que o objetivo da graduação é formar profissionais com uma visão holística para atuar junto à sociedade, com trabalho multidisciplinar, sempre em equipe, e preocupado com a saúde e com a prevenção de doenças. "A Nutrição é uma profissão do presente e também será do futuro", enfatizou.
A cerimônia teve a presença do diretor do Centro de Ciências de Saúde (CCS), Airton José Petris, do diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Silvano Cesar da Costa, da pró-reitora de Graduação, Marta Favaro, de chefes de departamentos, coordenadores de colegiados, servidores administrativos, professores e servidores que participaram da construção inicial do projeto pedagógico dos cursos, além de representantes de instituições, empresas, sociedade civil organizada, Conselho Regional de Nutrição, entre outros.
Os participantes prestigiaram também a apresentação do coro "Tempos Dourados", ligado à Divisão de Música, da Casa de Cultura da UEL, sob regência do maestro Denis Pereira Amaral Camargo, que abriu a cerimônia.
Coro Anos Dourados, da Casa de Cultura

Aula - Um dos palestrantes da aula inaugural foi o professor aposentado do Departamento de Bioquímica e Biotecnologia da UEL, Antônio Sérgio de Oliveira, da Empresa SLO/Agropecuária, que falou sobre "Biotecnologia aplicada à Agricultura". Ele foi da primeira turma do curso de Farmácia, em 1971, e compartilhou experiências acadêmica e empresarial. Outra palestra foi ministrada pelo consultor do Sebrae - Londrina, André Araújo de Azevedo, que abordou a temática da "Inovação".
Graduações - O curso de Biotecnologia tem duração de quatro anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas. A primeira turma conta com 20 estudantes ingressantes. O curso é multidisciplinar, isto é, vai contar com professores dos diversos Centros de Estudos da Universidade, como CCS, CCB, Centro de Ciências Agrárias (CCA), Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). O curso formará profissionais com grande diversidade de atuação, além de possibilidades de aplicações, como por exemplo, nas áreas da Saúde, Agropecuária, Ambiental, Farmacêutica e Química.
Nutrição atende 40 alunos nesta primeira turma. É um curso integral, tem carga horária de 3.495 horas e duração de quatro anos. Com diferencial, inclui na grade curricular a vivência prática de observação, com parcerias com nutricionistas em diferentes atuações. Com isso, os estudantes graduados pela UEL poderão atuar além da área de saúde, na tecnologia, novos produtos, docência, ambiente escola, restaurante e indústrias.