Londrina, Quarta-Feira, 01 de Fevereiro de 2023 -  Busca

12/03/2020

Governo anuncia nomeação de 263 professores para seis Universidades Estaduais

Governador Carlos Massa Ratinho Júnior, reitor da UEL, Sérgio Carvalho, e superintendente Aldo Bona, durante assinatura das nomeações no Palácio Iguaçu

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou, nesta quinta-feira (12), a autorização para nomeação de 263 docentes para as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). De acordo com a autorização, a UEL receberá 69 professores; a Unioeste, 59; UEM (55); UEPG (47); Unespar (21) e UENP (12).
Várias ações foram adotadas, em 2019, pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e pelas Instituições de Ensino Superior para que as nomeações ocorressem, como o envio de documentos e atualização das informações para os demais órgãos do governo, além de estudos de impacto e de várias reuniões que foram realizadas com objetivo de convencer sobre a necessidade de recomposição do quadro de funcionários da UEL.
"O ato do Governador é de fundamental importância para resolver um tema que se arrastava desde o ano de 2014, reforçando a confiança que o governo tem no trabalho das universidades e a importância das instituições. A ação também garante que as universidades estaduais cada vez mais possam se conectar com as demandas regionais, induzindo e promovendo o desenvolvimento do Estado", destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.
Durante a cerimônia, o governador também anunciou o recredenciamento institucional da UEM, UEL, UEPG, Unicentro e Unioeste. O procedimento, que é requerido pelo Conselho Estadual de Educação e coordenado pela Seti, ocorre a cada dez anos e busca garantir a continuidade das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica ofertadas pelas instituições.
Para receber o recredenciamento as universidades passam por uma avaliação que  envolve quatro etapas: Organização Institucional; Políticas, Normativas e Práticas Institucionais para o Ensino (Graduação e Pós-Graduação), Pesquisa e a Extensão; Corpo Social; e Infraestrutura. As comissões de avaliação são formadas por membros que possuem experiência e vivência no meio acadêmico.
O ato de recredenciamento marca a inserção formal das universidades dentro da nova regulação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. A Seti constituiu comissões verificadoras com professores experientes que avaliaram as 5 universidades resultando em um parecer favorável ao recredenciamento. "O processo também foi importante para promover debates internos sobre os rumos que as universidades devem seguir nos próximos anos", destacou o superintendente Aldo Bona.
UEL - Os 69 professores nomeados para a UEL se referem aos aprovados em concurso público realizado em 2015, para várias áreas do conhecimento. De acordo com informações da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH), o concurso ofertou ao todo 88 vagas. Todas as etapas do certame foram cumpridas como seleção, homologação, convocação e processo de nomeação. Alguns candidatos, no entanto, conseguiram a nomeação definitiva junto à Justiça. Os demais foram nomeados oficialmente nesta quinta-feira e devem iniciar as atividades o mais breve possível, atendendo aos nove Centros de Estudos.
(Com informações da Assessoria da SETI).

Confira abaixo vídeo do reitor da UEL:

13h51 16/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h49 15/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h08 14/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h42 13/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h57 12/12/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)

Portal O Perobal

Jornal Notícia