Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

11/03/2020

Concerto marca lançamento do selo dos 25 anos do grupo Neuma

A Orquestra Barroca Capriccio Stravagante e o Coro de Ópera Barroca Color Rhetoricus apresentam neste sábado (14), às 20 horas, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, o espetáculo "Le Carnaval", que marca o lançamento do Selo Comemorativo dos 25 anos do Neuma Ensemble Universitário de Música Antiga. O concerto marca também a abertura da Temporada Ouro Verde de Música Historicamente Informada e faz parte da recepção aos ingressantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A entrada é gratuita.
A direção musical de "Le Carnaval" é de Plínio Machado, da Divisão de Música da Casa de Cultura da UEL. Conforme Plínio Machado, o carnaval é uma festa de diversão, exuberância, escárnio, crítica e fertilidade que precede a Quaresma e sua austeridade. "Durante os festejos do carnaval, a transgressão é permitida e perdoada. Pode-se burlar as autoridades políticas e administrativas e ter grande liberdade para dizer qualquer coisa com linguagem grosseira", afirma Plínio Machado.
No contexto do carnaval, a máscara é um elemento muito importante, porque, ocultando a face e a identidade, estabelece-se a liberdade no comportamento e, paradoxalmente, revela a verdadeira face que está oculta. E bem cedo o Carnaval é levado à corte, onde produz formas, cores e personagens abundantes.
Composição - Le Carnaval é uma composição de J.B. Luly (1632-1687), que foi um compositor e instrumentista barroco, nascido em Florença, na Itália, e naturalizou-se francês, tendo vivido na Corte de Luís XV. Conforme o site português Casa da Música, ele "aperfeiçoou-se no violino e ingressou na corte do Rei Sol onde se tornou um dançarino amplamente apreciado e um compositor muito bem-sucedido. Contribuía em grande medida para a influência italiana no meio musical francês".
A Casa da Música destaca que a dedicação de Lully, "à escrita de bailados atingiu o auge com a parceria com o actor e dramaturgo Molière, dando origem a várias comédies-ballets. Lully contava com um enquadramento político especialmente favorável ao culto das artes e letras, e talvez isso tenha alimentado o fôlego para não recear o predomínio da ópera italiana e se lançar na afirmação de uma ópera nacional, a tragédie lyrique".
Ficha técnica - A Orquestra Barroca Capriccio Stravagante é composta por Luciana Schmidt, Luciana Nishi, Fernando Campaner, Jackson Batista, Rafael Isenof, Plínio Machado, Rose Taques, Daniel Sebrian, Guilherme Aroceno. Convidados Especiais: Lucas Thomasi e Gabriel Schmidt.
O Coro de Ópera Barroca Color Rhetoricus é formado por Larissa Menezes, Liliana Pereira, Sthéfany Sebrian, Eliana Oliveira, Márcia Miliorini, Valéria Moura, Thaís Piva, Jerusa Rosa, Graça Moraes, Luiz Tititan, Ronald Ferreira, Fernando Teixeira, Daniel Sebrian, Bruno Esser e Ezequiel Brito. Máscaras e Adereços: Lais Mayumi Sant?Ana e Lívia Akari Kuroba.
Os interessados em participar dos grupos Neuma, Color Rhetoricus ou da Orquestra Barroca Capriccio Stravagante podem entrar com contato com a Divisão de Música da Casa de Cultura, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pelo telefone (43) 3322-5224 (horário comercial).

(Divulgação: Neuma)