Londrina, Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020 -  Busca

09/03/2020

Colóquio destaca cultura e educação no mundo ibérico

Estão abertas as inscrições para o Colóquio Cultura e Educação no Mundo Ibérico, que será realizado de 6 a 8 de maio, no Campus Universitário. É organizado pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero).
Realizado a cada dois anos, esta é a primeira vez que a UEL recebe o evento. A coordenação geral é dos professores Cláudio DeNipoti e Cláudia Eliane Parreiras Marques Martinez, do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).
O colóquio é destinado para reunião e intercâmbio entre pesquisadores e estudantes, que investigam a cultura escrita e práticas educativas no Antigo Regime Ibérico, particularmente entre o fim do século 17 e o início do século 19.
Inscrições - Os interessados podem se inscrever AQUI/INSCRIÇÕES. O prazo para inscrições de comunicações vai até 15 de março. Já as inscrições de ouvintes termina dia 6 de maio.
A programação conta com palestras confirmadas de professores das instituições nacionais, como da própria UEL e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Também são destaques instituições internacionais, como Universidad Nacional de Luján (Argentina) e Universidade de Lisboa (Portugal) - CONFIRA
CEIbero - O CEIbero é formado por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que desenvolvem pesquisas com enfoque em instituições e seus componentes, relações entre instrução e educação para a formação dos quadros administrativos no Império português, relações entre atividades econômicas, formação profissional e projetos educacionais, relações entre Iluminismo e cultura escrita, além de práticas culturais e educativas como mediadoras de sociabilidades. Com a mudança do foco e do nome do grupo, para inclusão da América Latina e da Espanha, o evento foi rebatizado, mantendo os eixos que norteiam os debates.
Mais informações pelo e-mail coloquioceap@gmail.com ou no Colóquio Cultura e Educação no Mundo Ibérico.

10h22 Chamada conjunta dos BRICS apoia pesquisas para enfrentar a COVID-19
  17h50 UEL FM apresenta neste sábado (11) especial com sabor caipira
  16h01 Mais de 90% dos alunos da graduação respondem a questionário da Prograd
  13h33 10/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)