Londrina, Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 -  Busca

09/03/2020

Museu inicia comemoração dos 50 anos de atividades com lançamento de selo

(FOTO: Arquivo/COM)

A direção do Museu Histórico Padre Carlos Weiss lança na próxima sexta-feira (13), a partir das 19h30, o selo comemorativo dos 50 anos de fundação do espaço, que deverá ser utilizado em todos os documentos e correspondências oficiais durante o ano. O lançamento será durante cerimônia, com a participação de autoridades, convidados, estudantes e professores.
O Museu iniciou as atividades em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas, por iniciativa de professores e estudantes do curso de História. Em 1974 passou a ser Órgão Suplementar da UEL. Desde 1986 ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, no centro da cidade, desenvolvendo atividades educativas, e acadêmicas, atuando também como espaço dinâmico para os movimentos e ações culturais.
Segundo a diretora do Museu Histórico, professora Edmeia Ribeiro, o lançamento do selo evidencia à sociedade a importância do trabalho desenvolvido pelo órgão, que guarda uma simbologia muito grande sobre a identidade do norte do Paraná. Ela explica que esse sentimento começa na própria localização, na antiga Ferroviária.
Mais que uma referência arquitetônica, o Museu Histórico está intimamente ligado à Universidade, desenvolvendo Ensino, Pesquisa e Extensão. Como se não bastasse é um agente fundamental na política cultural do município apoiando artistas, compositores, atores e autores. No ano passado foram realizados mais de 30 eventos desde lançamentos de obras, recitais, apresentações artísticas, saraus, feiras e shows. Para se ter uma dimensão da frequência de pessoas, esses eventos registraram um público superior a 18 mil pessoas.
Sobre as visitas ao acervo, a diretora informa que a visibilidade do órgão é bastante representativa. Somente no período de recesso na Universidade, entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, o Museu recebeu centenas de visitantes, sendo que 927 fizeram questão de assinar o livro de registro. Desse total, 630 eram de outras cidades do Paraná. Destaque para os visitantes de outros estados do país e de cinco países. Ainda sobre o acervo, o Museu guarda mais de 1,2 mil itens entre objetos, documentos, periódicos, fotografias, DVDs, quadros e outros.
Homenagem - O selo foi produzido pela designer Petra Maria Schauff Mendes, que atuou recentemente como estagiária do Museu, e se dispôs a produzir o material com o objetivo de abrir as comemorações dos 50 anos de fundação.  "Entendemos que trata-se mais do que um órgão suplementar, mas uma vitrine para a Universidade, em uma conexão muito grande com a sociedade", define a diretora.

14h14 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)