Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

06/03/2020

Museu Histórico de Londrina coleta acervos da cultura italiana

(Divulgação/ibravissimi/MuseuHistórico)

O Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900) e a Associação Cultural Italiana de Londrina - I Bravissimi - realizam captação de acervos familiares inéditos da cultura italiana em Londrina e região. Todo material recebido vai compor exposição em comemoração aos 85 anos de Londrina. Os materiais, fotografias, objetos, documentos e cartas, serão recebidos até 23 de março.
A exposição, previstas para os meses de maio e junho, será realizada no próprio Museu Histórico. Também está prevista a mostra itinerante que passará por várias regiões da cidade, iniciativa que faz parte do projeto "Os Bravissimi na Terra Roxa".
Acervo - O objetivo dos organizadores é captar materiais, como fotografias, objetos, cartas, documentos e até mesmo maquinários, que mostrem a importância das atividades profissionais conduzidas pelos italianos que se instalaram em Londrina entre 1930 e 1980. A pesquisa histórica da exposição será conduzida pelo professor Jorge Romanello, do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).
Segundo a diretora do Museu Histórico de Londrina, professora Edmeia Ribeiro, a parceria com a Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi é a oportunidade de retratar memórias que fazem parte da história de Londrina. "O Museu retrata os pioneiros, a memória dos grandes fotógrafos e, recentemente, os povos indígenas. A nova exposição representa a chegada e permanência de mais história da cidade neste espaço de conservação", pontua.
A equipe do Museu Histórico recebe os acervos de familiares no próprio Museu, de terça-feira a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, que fará um processo de catalogação e identificação dos materiais. Os interessados poderão optar, isto é, doar os materiais ao patrimônio do Museu ou apenas ceder temporariamente para a exposição. Vale destacar que os acervos recebidos passarão por uma curadoria especializada, que tem como objetivo selecionar os materiais que irão compor a exposição.
Mais informações com a direção da Associação Cultural Italiana de Londrina pelo e-mail ibravissimilondrina@gmail.com ou pelo telefone (43) 99959-5959. Ou diretamente no site IBRAVISSIMILondrina.
Parceria - O projeto conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), produção da PÁ! Artística, e apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Vice-Consulado Italiano e Espaço Cultural Villa Rica.