Londrina, Sábado, 28 de Março de 2020 -  Busca

Volta às aulas traz aos Centros de Estudos mais de 3 mil novos alunos

Agência UEL/Bia Botelho

Cerca de 14 mil alunos de graduação voltam às aulas

O Campus Universitário volta a ficar movimentado nesta segunda-feira (2) com o início do ano letivo 2020. Pelo Calçadão e Centros de Estudos, veteranos recepcionaram os cerca de 3 mil ingressantes, com programação repleta de atividades preparadas para a Semana de Recepção. Cerca de 14 mil alunos de graduação voltam às aulas, durante três períodos - matutino, vespertino e noturno.
É o caso do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). Os estudantes do curso de Ciência Contábeis participaram de apresentação sobre o curso e, em seguida, fizeram um tour pelo Campus Universitário. A estudante Natalia Jungo estava ansiosa para este primeiro dia de aulas. Ela afirma com entusiasmo que fez a escolha certa, o curso de Ciência Contábeis era o que a jovem queria. "Ainda mais na UEL", diz.
O estudante Felipe Chernev Alcantra, do curso de Adminsitração, também do CESA, estava se divertindo com a atividade preparada pelos veteranos do curso. Ele conta que há todo um receio em função do primeiro de aulas, especialmente com relação ao tratamento. "Dá até um alívio, por estar sendo engraçado", afirma.
Recepcionar os ingressantes com alegria e respeito em todos os cursos da Universidade é que o propõe a campanha Antes de Tudo #EuRespeito, criada pela Pró-reitora de Graduação (PROGRAD). A Campanha foi desenvolvida em parceria com estudantes e professores do Departamento de Design, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) para a Semana Recepção aos Ingressantes 2020.
É justamente desta forma que os veteranos do curso de Pedagogia prepararam a programação. Sem dúvida, eles se preocuraram com a experiência de cada aluno. "Respeito é primordial. Quando eles entram aqui estão felizes. Uma ação violenta pode fazer até a pessoa desistir do sonho de estar na Universidade", afirmam os estudantes Caio Massi e Helena Miyazaki.
Segundo eles, estão previstas várias atividades para a primeira semana de aulas, além de tour guiado pelo Campus, também serão realizadas atividade de integração dos cursos do CECA, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, e Trote Solidário, com arrecadação de livros.
De forma semelhante, o curso de Artes Cênicas preparou diversas ações nos períodos da manhã, tarde e noite. Apresentações gratuitas vão ser realizadas todos os dias na Divisão de Artes Cênicas (Avenida Celso García Cid, 205), da Casa de Cultura. A programação pode ser conferida AQUI. Segundo o veterano Enzo Gutierres sempre há muito respeito com os ingressantes. "Não obrigamos eles a nada. Não fazem nada forçado. A campanha vai de encontro com os que sempre fizemos no curso", explica.
Atividade no Anfiteatro Cyro Grossi reuniu novos alunos dos cursos da área de saúde

CCS - Estudantes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) participaram pela manhã de conversa sobre saúde mental, cujo objetivo foi apresentação dos diversos serviços psicológicos oferecidos e mantidos por setores da Universidade. A palestra, que reuniu dezenas de estudantes, foi no Anfiteatro Cyro Grossi, do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
Os diversos cursos de graduação da área de saúde foram identificados por cores. Os ingressantes do curso de Enfermagem usavam camisetas de cor vermelha, Farmácia optou pela cor verde limão e tiara na cabeça. Já os ingressantes do curso de Fisioterapia estavam com camisetas verde, os da Odontologia de amarelo e Medicina usava camiseta branca.
Aulas começam em nove Centros de Estudos, dentro e fora do Campus

O novo aluno da UEL, do curso de Medicina, tradicionalmente o curso mais concorrido nos Vestibulares em todo o país, Caio Santos Pastucho, afirma que são importantes ações como estas já no primeiro dia. O jovem conta que sempre focou na UEL e tentou ingressar por quatro anos. Hoje, ele diz realizar um sonho. "Estou muito feliz e tranquilo para este começo de aula".
A ingressante do curso de Farmácia, Sofia Rodrigues da Silva, natural de São José dos Campos, escolheu o curso da UEL em função da grade curricular. "Foi o que mais gostei e a cidade também é muito boa", afirma. Junto com os colegas de sala, de camiseta verde limão e tiara na cabeça, eles estavam ansiosos para saber a programação das atividades desta semana.
Já Giovanna Sampaio disse é um momento de troca entre ingressantes e veteranos. "Respeito eles e eles também me respeitam". Já Kaio Yuri Morimoto revela a expectativa com relação à primeira semana de aula. "Espero que seja marcante e boa, para me sentir à vontade na Universidade".
Semana de Recepção - As atividades programadas para os ingressantes de todos os cursos da UEL estão disponíveis na página da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) - CONFIRA e Recepção UEL 2020.

01h02 Nota da Reitoria sobre o Decreto 4.312/2020 do Governo do Paraná que concede afastamento em Licença Especial
  16h28 Proex divulga resultado do edital do Programa de Prevenção ao Coronavírus
  16h52 Parceria com confecção de Cambé produz 8 mil máscaras para o HU/UEL
  11h44 Hemocentro de Londrina mantém serviço de doações e adota medidas de prevenção