Londrina, Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022 -  Busca

28/02/2020

Entidades discutem projeto para Instituto de Inteligência Artificial em Agro

UEL e parceiros debateram elaboração do projeto

Representantes de Instituições de Ensino Superior, de Pesquisa, da Sociedade Rural do Paraná, Sebrae e do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) se reuniram na quinta-feira (27) para debater o Instituto de Inteligência Artificial em Agro, que deverá ser viabilizado por meio de parcerias. O encontro foi realizado na Sala dos Conselhos, no Campus da UEL.
O Hub deverá ser viabilizado no prédio do Laboratório de Medicamentos (LM), localizado na Avenida Tiradentes (zona oeste), com o intuito de reunir e estimular parcerias entre pesquisadores, startups e empreendedores.
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) pretende criar oito centros de pesquisa em inteligência artificial em todo o país, sendo quatro no estado de São Paulo e o restante espalhado pelo país. A proposta é atrair um destes centros para Londrina, aproveitando a vocação local na área de pesquisa em Agronegócio e o ambiente acadêmico proporcionado pela presença da UEL e de várias Instituições de Ensino Superior e de pesquisa para que o investimento seja feito na cidade.
União de esforços pretende viabilizar o Instituto

A reunião de ontem contou com a participação do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que conheceu os detalhes do projeto. As entidades interessadas trabalham para escrever o projeto e participar de edital do Governo Federal, com objetivo de envolver a iniciativa privada. José Ricken afirmou que, dada à grandeza da proposta, será necessária a construção em conjunto, reunindo vários parceiros.
Instituto de Inteligência - Segundo a deputada federal Luiza Canziani, as potencialidades de Londrina já foram apresentadas ao ministro Marcos Pontes. Ela ressaltou que a união de esforços de todas as entidades participantes é a solução para viabilizar o Instituto de Inteligência. "Acredito que a região norte reúne condições únicas de liderar pesquisas que contribuam para desenvolver ainda mais o agronegócio nacional", definiu a parlamentar.

13h12 01/07/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h06 30/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 29/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  16h05 28/06/22 Revista do Meio-Dia (UEL FM)