Londrina, Domingo, 29 de Março de 2020 -  Busca

21/02/2020

Pesquisador é professor visitante na Universidad de Granada

Professor Nelson Mauricio Lopera, do CCA, ministra palestra na instituição espanhola

O professor Nelson Mauricio Lopera Barrero, do Departamento de Zootecnia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), está desde janeiro na Universidad de Granada (UGR), na Espanha, para o Programa de Mobilidade de Professores Brasil-Espanha. Juntamente com outros 23 brasileiros, ele foi selecionado pela Fundación Carolina em setembro do ano passado, para atuar como professor visitante durante três meses.
Desde o início da mobilidade, diversas atividades acadêmicas e de pesquisa foram desenvolvidas. Nelson destaca a participação na pesquisa intitulada Influencia de la alimentación en el grado de bienestar de la Tenca (Tinca tinca), coordenado pelas professoras da Universidad de Granada, Amalia Pérez Jiménez, do Departamento de Zoologia, e Cristina Elena Trenzado Romero, do Departamento de Biologia Celular. Com a orientação das professoras, além do grupo de pesquisa espanhol, ele realiza análises hematológicas, imunológicas e enzimáticas em várias amostras da Tenca - Tinca tinca - importante espécie de peixe encontrado na Espanha.
Como professor visitante, o pesquisador da UEL ministrou aulas no curso de pós-graduação Master em Avances em Biologia Agrária y Acuicultura. Um dos temas abordados foi "Características do cultivo da tilápia (Oreochromis niloticus) no Brasil", em que mostrou as principais informações de cultivo e produção desta importante espécie - a mais produzida no Brasil - e de grande interesse para a produção aquícola espanhola. Ainda está previsto na agenda do intercâmbio que ele oferte novas palestras e outras atividades acadêmicas na área de Aquicultura.
O professor também participa de eventos científicos, como palestras  das áreas de Aquicultura e Genética (estudos na microbioma, biomarcadores ambientais) e, recentemente, da 4ª Jornada de Bioinformática, realizada nos últimos dias 13 e 14 de fevereiro.
Convênio - O professor da UEL explica que atualmente existe um convênio vigente entre a UEL e a Universidad de Granada (UGR), que permite o intercâmbio das instituições em diversas áreas das ciências, incluindo a Aquicultura. Segundo ele, esta mobilidade permite a integração de vários grupos de pesquisa espanhóis com o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Aquicultura e Genética (NEPAG), coordenado pelo professor, bem como a participação de outros grupos de pesquisa da UEL.
A tramitação para o intercâmbio de estudantes da UEL com a Instituição espanhola também já começou. Em março deste ano será realizado o primeiro intercâmbio estudantil, com duração de três meses.  O doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Felipe Pinheiro de Souza, orientado por Nelson Lopera, realizará pesquisas no Departamento de Biologia Celular, sob orientação e coorientação, das professoras Cristina Trenzado e Amalia Pérez, respectivamente.
Internacionalização - Para o professor da UEL, todas essas ações se enquadram nas metas de internacionalização do Programa em Ciência Animal. A expectativa é fortalecer futura parceria entre este programa e o Master em Avances em Biologia Agrária y Acuicultura, da Universidad de Granada. "Esperamos que a partir dos intercâmbios acadêmicos, novos estudantes da graduação e da pós-graduação, além dos professores das duas instituições, invistam numa mobilização futura. E, portanto, fortalecer o aprendizado interdisciplinar, a internacionalização de parcerias em projetos científicos e acadêmicos entre as Universidades, além da formação de novos grupos de pesquisa", afirma Nelson Lopera Barrero.

01h02 Nota da Reitoria sobre o Decreto 4.312/2020 do Governo do Paraná que concede afastamento em Licença Especial
  16h28 Proex divulga resultado do edital do Programa de Prevenção ao Coronavírus
  16h52 Parceria com confecção de Cambé produz 8 mil máscaras para o HU/UEL
  11h44 Hemocentro de Londrina mantém serviço de doações e adota medidas de prevenção