Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
04/02/2020  

Programa de iniciação científica reúne medalhistas da OBMEP

Reinaldo C. Zanardi

 

Ana Lucia da Silva: "O material utilizado no programa de Iniciação Científica da OBMEP é referência no Brasil"

João Marcos Bernardelli Peron tem apenas 13 anos e é bolsista da Universidade Estadual de Londrina. Ele integra o projeto de extensão "Criando Oportunidades - Disseminando Talentos", iniciativa da professora Ana Lucia da Silva, do Departamento de Matemática. O menino integra o Programa de Iniciação Científica (PIC) Júnior da UEL, por ter sido medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2018.

A pedagoga Jessica Bernardelli Bagajine, mãe de João Marcos, diz que fica lisonjeada com a participação do filho nas atividades. "Esse tipo de proposta é enriquecedora. Trabalhar o aluno com essa habilidade em um projeto científico desenvolve tanto o intelecto quanto a disciplina". Ela conta que, desde criança, o menino tem facilidade para números e contas.

João Marcos diz que gosta muito de Matemática, de aprender coisas novas e do programa de iniciação científica. "A gente não apenas estuda. A gente também se diverte. Podemos ir ao quadro resolver os exercícios, dizer o nosso raciocínio. Isso me faz cada vez mais querer estudar lá [na universidade]", diz. Ele mora em Rolândia e estuda no Colégio Estadual Souza Naves.

O projeto do qual João Marcos participa na UEL é voltado para estudantes dos ensinos fundamental e médio, premiados na OBMEP, com medalhas de ouro, prata ou bronze. A professora Ana Lúcia da Silva explica que desenvolve as atividades desde 2006 e a bolsa dos alunos monitores da graduação (R$ 400,00) e de bolsista júnior (R$ 100,00) são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As atividades de Iniciação Científica Júnior são desenvolvidas em dois polos nas regiões norte e noroeste do Paraná. Além da UEL, o outro polo é a Universidade Estadual de Maringá. Atualmente são 200 alunos, mas o projeto já chegou a ter, em um único ano, cerca de 300 crianças e adolescentes. A OBMEP é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Conforme a professora Ana Lúcia, alunos de escolas privadas passaram a concorrer na Olimpíada de Matemática a partir de 2017. Eles também podem ser alunos de Iniciação Científica no projeto na UEL, mas sem bolsa, direcionada apenas para alunos da escola pública. Os premiados de uma edição da OBMEP frequentam o projeto de IC no ano seguinte.

SETE CICLOS

Há duas modalidades de participação dos alunos no projeto "Criando Oportunidades - Disseminando Talentos": semipresencial e virtual (à distância). Essa última modalidade é para crianças e adolescentes que moram a mais de 40 km de distância de Londrina e têm dificuldades de ir à Universidade. "O material e o conteúdo das atividades virtuais são os mesmos para o projeto presencial", destaca a professora. A única diferença entre as modalidades é que no virtual, não há os encontros presenciais realizados aos sábados.

O conteúdo da iniciação científica está dividido em três níveis. O primeiro para alunos do 6º e 7º anos; o segundo, 8º e 9º anos e Ensino Médio. As atividades têm duração de 10 meses do ano letivo da Universidade, em sete ciclos. A cada ciclo há dois encontros presenciais (somente para alunos da modalidade semipresencial) para fechar o tema. É realizada uma avaliação a cada ciclo.

João Marcos Bernardelli Peron, 13 anos, bolsista da UEL

Conforme a professora Ana Lúcia, os tópicos da Matemática passam por temas como criptografia, indução matemática, geometria, probabilidade e contagem, iniciação à Aritmética, Matemática e dobraduras, Matemática e origami, números complexos e trigonometria. "O material utilizado no programa de Iniciação Científica da OBMEP é referência no Brasil", afirma a professora.

Os alunos podem ser desligados do projeto, sendo o desempenho e a assiduidade os principais critérios. A professora afirma que a taxa de desligamento dos estudantes é de cerca de 20%, valor que ela considera alto. "Um dos motivos é a não realização de atividades on line. O estudante tem várias tarefas que precisa realizar", diz Ana Lúcia. Essas atividades são realizadas em softwares específicos com tutorial virtual. "Muitos têm dificuldade de acesso ao computador e à internet", comenta.

Como o projeto é desenvolvido há 13 anos, muitos alunos de escolas públicas participaram do projeto em mais de uma edição. Depois, ingressaram no ensino superior e muitos já realizaram até Doutorado. "Imagine a riqueza para o aluno [secundarista] frequentar uma Universidade durante um ano inteiro", afirma Ana Lúcia.

Ela calcula que 90% dos alunos que passam pelo projeto fazem uma Universidade. "Já tivemos graduandos em Matemática, engenharias Química, Civil e Elétrica, Física, Química e também Medicina e Direito", conta a professora. "A ideia não é trazer os alunos para a Matemática, mas sim para a área de Exatas e Tecnologia".

APRENDIZADO E EVOLUÇÃO

O estudante Lucas Heckler Piedade está no 3º ano do curso de Engenharia Elétrica e é bolsista do projeto "Criando Oportunidades - Disseminando Talentos". Ele diz acreditar que os projetos possibilitam aos estudantes desenvolver um olhar para fora da Universidade. "Ajudando, assim, a nos tornar um profissional mais completo e com uma experiência maior. Também auxilia o crescimento humano, pois é uma vivência a mais, em novos ambientes", complementa.

Segundo Lucas, os estudantes da graduação passam por situações diferentes e aprendem a lidar com cenários, que complementam o ensino na Universidade, fazendo grande diferença na formação profissional e humana. Ele diz que considera os projetos necessários: "Consegui absorver um conhecimento grande na área da Matemática, minha didática e meu discurso evoluíram muito".

O estudante diz que também aprendeu a lidar com pessoas de diferentes hierarquias e jeitos. "Também fui capaz de evoluir meu raciocínio para que fosse mais claro e preciso". Lucas Piedade cita ainda a evolução que teve na organização pessoal ao ter de incluir um projeto na sua rotina diária, tendo de adaptar compromissos e carga horária. "Isso exige uma boa organização", relata.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.405. Confira a edição completa:




rodapé da notícia

  18h02 Atividades administrativas na UEL serão retomadas na quinta-feira (27)
  17h25 Edital divulga selecionados para Prova do Curso Especial Pré-Vestibular
  16h15 Oficina no CCB reforça combate ao mosquito da dengue no Campus
  14h51 UEL será Posto de Coleta Municipal para o Censo 2020 do IBGE
  18h06 Universidade tem gama de serviços de apoio à vida acadêmica
  18h03 Pesquisador é professor visitante na Universidad de Granada
  08h50 Organizadores do Pint of Science Londrina 2020 recebem sugestões de temas
  18h10 Esmalte "verde" é alternativa para tratamento de micose em unhas
  16h44 Divulgado pela Prograd resultado final da Transferência Externa 2020
  09h30 Abertas inscrições do Curso de Língua e Cultura Japonesas
  09h05 Ranking destaca UEL na 24ª colocação entre Universidades brasileiras
  15h00 Curso discute adoção e acolhimento institucional na escola
  12h03 Liberada 3ª convocação do SISU. Lista tem 145 candidatos convocados
  11h56 Prograd divulga procedimentos e processos acadêmicos aos novos alunos
  17h36 Parasita fica mais uma semana no Cine-Com-Tour/UEL
  09h55 Avaliação da aprendizagem da Língua Inglesa é tema de curso do LABTED
  16h13 Estrutura de Geração de Energia a Biogás da UEL servirá de referência para USP
  10h32 UEL libera edital da 3ª convocação do SISU nesta quarta-feira, dia 19
  10h09 Inscrições para cursos de idiomas do LabLíngua terminam sexta-feira (21)
  17h59 Abertas inscrições para estudante especial em programas de mestrado e doutorado
  09h47 Centros de Estudos recebem R$ 1,22 milhão em equipamentos, veículo e mobiliário
  15h23 Projeto aposta no uso da comunicação audiovisual em escolas indígenas
  16h51 Projeto do CCB associa paisagismo a espécies da flora brasileira
  14h43 Pesquisadores identificam ferramentas e técnicas contábeis
  15h21 Projeto desenvolve ilustrações para meios de comunicação
  11h42 UEL divulga edital de seleção socioeconômica para Programas de Permanência Estudantil
  09h36 Encontro de Pós-Graduação em Letras e Linguística tem aula-show com Arrigo Barnabé
  09h25 Simpósio de Gênero e Políticas Públicas apresenta o tema "Nenhum a menos"
  15h31 Hannah Arendt tem muito a ensinar sobre felicidade pública
D
DESTAQUES ::.

Projeto aposta no uso da comunicação audiovisual em

Grupo de Estudos discute deficiência e altas habilid

Pesquisadores identificam ferramentas e técnicas con

Projeto desenvolve ilustrações para meios de comunic
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br