Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
27/01/2020  

Pesquisadores da UEL produzem biomassa a partir de microalgas

Agência UEL

Matéria-prima é usada na fabricação de produtos diversos, entre eles o biocombustível

A biomassa, a partir do cultivo de microalgas, é a matéria-prima para produtos diversos como biocombustível, aditivo para ração animal, cosméticos e alimentos funcionais. Pesquisas de professores e estudantes do Centro de Ciências Agrárias (CCA) constatam a viabilidade da produção de biomassa. 
O hoje estudante de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Bioenergia, do CCE, Helder Rodrigues da Silva desenvolveu a pesquisa para o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia do CCA, estudando diferentes sistemas de cultivo de microalgas. A tese foi orientada pelo professor Cassio Cavenachi Prete, professor do Departamento de Agronomia. 
O tema é de interesse do estudante desde o mestrado, quando defendeu a dissertação "Aplicação de métodos para concentração da biomassa de microalgas cultivadas em meio líquido", pelo Programa de Pós-Graduação em Bioenergia do Centro de Ciências Exatas (CCE), sob a orientação da professora Carmen Barbosa Guedes. 
Para a produção da biomassa, foram construídos tanques para o cultivo da microalga. Mesmo com a cobertura com lonas, havia a possibilidade de contaminação da cultura de microalgas, principalmente por passarinhos. Quando ocorre a contaminação dos tanques, a microalga precisa ser desprezada. "Um problema sério é a contaminação. Nas primeiras vezes, tivemos vários problemas, tivemos de descartar tudo e começar do zero", diz o professor Cassio Prete. 
Professor Cassio Prete, do Departamento de Agronomia, e o estudante de pós-doutorado Helder Rodrigues da Silva

Por isso, o sistema de cultivo das microalgas foi alterado para os bolsões, mecanismo que reduz a possibilidade de contaminação. Esse sistema ainda vai ser instalado e a previsão é até o final do primeiro semestre deste ano. "A montagem e a manutenção são um gargalo [por causa da falta de pessoal]", afirma o professor, hoje aposentado que atua como colaborador. 
Helder da Silva afirma que a otimização do meio de cultivo é uma estratégia para aumentar a produtividade. Ele explica que a produção da biomassa, por meio do cultivo de microalgas, pode ser feita em sistema de baixo custo. Confira o áudio. 

Conforme os estudos, a produção de biomassa foi de dois gramas por litro em um ciclo de 21 dias, período de cultivo. O teor de óleo verificado no produto gerado pela microalga ficou entre 18 e 22%, o que revela alto potencial para a produção de biodiesel. 
Apesar de não ter, no momento, sistema de cultivo de microalgas, a biomassa produzida em anos anteriores está armazenada e pode ser usada em outros experimentos. Inclusive é esse material que Helder utiliza no seu pós-doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Bioenergia, do CCE.

 




rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br