Londrina, Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 -  Busca

24/01/2020

Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) selecionará até dez projetos conjuntos de pesquisa em parceria com França, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. As oportunidades são nas áreas de ciências da tecnologia, de comunicação e de matemática.
O investimento total é de R$ 2,166 milhões, em um total de dez projetos. São dois editais: um financiará até cinco iniciativas na área de ciências e tecnologias da informação e comunicação e o outro, cinco na área de matemática.
Os editais foram publicados na edição da quarta-feira, dia 22, do Diário Oficial da União (DOU). Ambos estão disponíveis no portal da Capes (CONFIRA). Os programas têm o objetivo de promover e fortalecer a colaboração e a criação de redes de investigação entre os países por meio de projetos conjuntos de transferência de inovação e tecnologia em ambas as áreas.
Serão oferecidos R$1.082.993,20, por edital, para custear missões de trabalho e bolsas. Cada equipe brasileira deverá ser composta pelo coordenador e, no mínimo, dois pesquisadores com doutorado e poderá custar, no máximo, R$216.598,64 por ano.
Missões ? Serão R$67.436,88 para até duas missões de trabalho por ano. Este valor deverá custear auxílio-deslocamento, seguro-saúde ou viagem. Estão previstos também auxílios diários de até US$ 370 (R$ 1.546) para um pesquisador com doutorado ou coordenador da equipe brasileira. A duração de uma missão é de sete a 20 dias.
Os dois anos de projeto serão composto de duas a quatro missões de trabalho. Pelo menos uma missão deverá ser feita pelo coordenador. Cada pesquisador selecionado deverá aguardar um intervalo de um ano para ser novamente beneficiado. A exceção é o coordenador, que poderá realizar a missão de trabalho uma vez por ano.
Bolsas ? Serão ofertados anualmente, por cada projeto, R$149.161,76 para bolsa nas modalidades doutorado-sanduíche, de quatro a 12 meses, pós-doutorado e professor visitante júnior, de dois a 12 meses, e professor visitante sênior, de dois a dez meses de duração.
Os benefícios incluem o pagamento de mensalidade, passagens, auxílio-instalação, seguro-saúde e adicional de localidade, quando aplicável. O bolsista de doutorado-sanduíche não poderá possuir título de doutor e deverá comprovar proficiência em língua francesa e espanhola, como especificado no edital.
Prazos
Inscrições: o prazo para a instituição pedir acesso ao Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes) é 13 de abril.
Encerramento das inscrições: às 17 horas de 20 de abril.
Análise das propostas: até 2 de outubro, com três dias corridos para recurso.
Divulgação do resultado: até 3 de dezembro de 2020.
Início das atividades e entrega das bolsas: a partir de janeiro de 2021.
(Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes).

15h23 Projeto aposta no uso da comunicação audiovisual em escolas indígenas
  15h52 Projeto do CCB associa paisagismo a espécies da flora brasileira
  14h43 Pesquisadores identificam ferramentas e técnicas contábeis
  15h21 Projeto desenvolve ilustrações para meios de comunicação