Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 17 de Maio de 2025 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
22/01/2020  

Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase

Agência UEL

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) ressalta a importância da campanha "Janeiro Roxo" para o combate à hanseníase, doença endêmica no Brasil. O último domingo de janeiro marca o Dia Mundial da Hanseníase, data estabelecida em 2016. 
"As universidades, juntamente com os profissionais de saúde, intensificam as informações sobre a doença com as secretarias de saúde dos municípios para conscientização sobre a hanseníase", afirma a professora Flávia Meneguetti Pieri, do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS). 
A professora, que coordena o Grupo de Atuação e Pesquisa em Infectologia, explica que a hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pela actinobactéria Mycobacterium leprae. A doença tem alta endemicidade e afeta pessoas de diferentes faixas etárias e realidades socioeconômicas. 
Flávia Pieri diz que entre as estratégias para enfrentar a hanseníase, definidas pelo Ministério da Saúde, está o diagnóstico precoce e as ações educativas em saúde, investigação epidemiológica, tratamento prevenção, além do tratamento de incapacidades, vigilância epidemiológica e exame de contatos. "A doença tem cura e o tratamento está disponível pelo Sistema Único de Saúde".
Números - Segundo o Ministério da Saúde, mais de 28 mil pessoas foram diagnosticadas com hanseníase em 2018, um número que mantém o Brasil como o campeão mundial em incidência da doença, ocupando o ranking de segundo país com maior número de casos, perdendo apenas para a Índia. 
Os sinais e sintomas mais comuns são lesões - manchas esbranquiçadas ou avermelhadas - com redução ou perda de sensibilidade, sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés e mãos), caroços/nódulos, ou ainda placas em quaisquer regiões do corpo. Outros sintomas são perda de força muscular, comprometimento nos olhos, nariz e boca. 
A professora Flávia Pieri afirma que haverá outra campanha, a ser realizada no próximo mês de maio. "A UEL ajudará na divulgação e nos treinamentos e capacitação dos profissionais de saúde", destaca a Flávia Pieri. 



 




rodapé da notícia

  14h00 11/11/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h59 08/11/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h58 07/11/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h57 06/11/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h24 05/11/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br