Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
20/01/2020  

Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes

Agência UEL

(FOTO: Arquivo/COM)

Um financiamento coletivo pretende arrecadar R$ 40 mil para testes em dois projetos de pesquisa que estudam a sede em pacientes cirúrgicos. A campanha termina no dia 7 de março e, até agora, foram arrecadados quase 10% do valor. A Campanha é realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa da Sede (GPS), do Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 
A sede em pacientes cirúrgicos pode ser provocada em qualquer cirurgia e a sua intensidade depende de vários fatores, como características pessoais do paciente, ansiedade, tempo de jejum e medicamentos como os opioides. Estudos do GPS indicam que - no pós-operatório - 75% dos adultos apresentam queixa sobre a sede. Em crianças, esse número é de 86% e em pacientes de cirurgia bariátrica, a queixa chega a 97%. O GPS foi criado em 2010. 
Conforme a coordenadora do grupo, a professora Lígia Fahl Fonseca, do Departamento de Enfermagem do CCS, o financiamento coletivo visa desenvolver dois estudos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. São exames caros e não há previsão orçamentária para a realização dos testes. 
O primeiro estudo é o desenvolvimento do picolé mentolado para a produção comercial em larga escala, realizado pela mestranda Natiely Motta, que pensa o produto, entre outros, levando em conta a fórmula, testes químicos, embalagem e normas da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A professora Ligia Fonseca explica que a estudante precisa desenvolver 12 testes. Confira o áudio. 

O segundo estudo é da doutoranda Thammy Nakaya, também do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. No mestrado, Thammy pesquisou as alterações hormonais provocadas pelo picolé mentolado. Essa pesquisa envolveu nove pacientes voluntários. Agora, no doutorado, ela precisa ampliar o escopo do trabalho - que consiste em um estudo randomizado - com a participação de, pelo menos, 40 pessoas. Confira o áudio. 

Doações - Conforme a professora, estudos dos últimos três anos identificaram que os centros da sede, no hipotálamo (região que tem a função de manter equilíbrio das funções do organismo), recebem sinais não só do sangue (sede osmótica e hipovolêmica), mas também da cavidade oral. "Estamos tratando da sede, ativando esses receptores em cavidade oral. Por isso, a importância desses dois estudos". As doações para a campanha do GPS podem ser feitas no endereço Grupo de Estudos e Pesquisa da Sede.

 




rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br