Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 19 de Setembro de 2021 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
10/01/2020  

Laboratório de Estudo e Pesquisa fomenta trabalhos na área da psicanálise

Agência UEL

Professoras Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis e Silvia Nogueira Cordeiro

O Laboratório de Estudo e Pesquisa em Psicanálise (LEPPSI), do Centro de Ciências Biológicas (CCB), da UEL, atua no ensino, a pesquisa e a extensão na área da psicanálise, reunindo professores, pesquisadores de iniciação científica e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A psicanálise pode ser definida como o primeiro passo para compreender a si mesmo, como estabelecer os laços sociais e as implicações disso na vida.
O LEPPSI é coordenado pela professora Silvia Nogueira Cordeiro e, na vice coordenação, a professora Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis, ambas do Departamento de Psicologia e Psicanálise. Elas lembram que o laboratório foi criado em 2013 para atender demandas da pós-graduação em cursos de especialização (lato sensu), passando a incorporar estudantes do mestrado, a partir de 2017. Ao todo, o laboratório tem a participação de seis professores do mestrado, na linha de pesquisa "Avaliação Psicológica e Processos Clínicos".
A coordenadora do LEPPSI afirma que há três anos os integrantes do grupo se reúnem semanalmente, inclusive com a participação de convidados da comunidade interna e profissionais da comunidade externa. Também participam estudantes (profissionais residentes) da Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher. "Não somos um laboratório experimental. Somos um espaço no qual fazemos discussões, também validamos processos e resultados. Nossa produção é intelectual", afirma a professora Silvia Nogueira Cordeiro.
Ela destaca o projeto de extensão "Intervenção psicanalítica em mulheres adultas com sofrimento psíquico atendidas no ambulatório multiprofissional em saúde da mulher", cujo objetivo é promover a inserção dos alunos nas atividades desenvolvidas pelos residentes do programa da residência multiprofissional em saúde da mulher. A previsão de término do projeto é dezembro de 2020.
A professora Maria Elizabeth dos Reis diz que as pesquisas realizadas no laboratório aprofundam os conhecimentos e constroem outros, seja em nível de graduação ou em outros contextos. Entre os trabalhos defendidos há duas monografias da residência e sete dissertações. Entre os temas estão o uso das tecnologias de comunicação e informação no contexto da clínica psicanalítica, casal e família, estudantes universitários e sofrimento psíquico, vivência emocional de psicoterapeutas aprendizes.
Sofrimento - A professora Silvia Cordeiro afirma que o sofrimento é da condição humana e uma das causas é a moldagem individual, da pessoa, à civilização a partir da cultura. A exigência de adaptação às normais sociais de conduta limita a manifestação do indivíduo, sua capacidade de expressão, gerando sofrimento. A professora recorre a Sigmund Freud, criador da psicanálise, que lista três elementos causadores de sofrimento. Confira o áudio.

Silvia Cordeiro afirma que o trabalho do psicanalista é - fundamentalmente - a escuta clínica na busca da cura pela palavra, conforme os preceitos freudianos, fazendo a pessoa, ou seja, o paciente, a compreender os significados dos fatores que causam o sofrimento psíquico e levá-la a lidar com essas situações. "A pessoa precisa saber encontrar os significados que a levam a ser daquele jeito". 
A professora Maria Elizabeth dos Reis chama a atenção para a normalidade, quando as pessoas estabelecem um modelo do que é normal, a partir das suas próprias convicções. "A psicanálise se depara, muitas vezes, com o sofrimento que as pessoas vivenciam a partir de uma série de demandas que surgem porque o outro espera que ela aja à semelhança daquele outro. E não é assim que funciona".
O Laboratório de Estudo e Pesquisa em Psicanálise do CCB já realizou três jornadas e o Simpósio de Psicanálise Prática Multidisciplinar na Saúde. A página do LEPPSI na internet disponibiliza anais dos eventos assim como a produção acadêmica. Os interessados podem acessar o site - CONFIRA.

 




rodapé da notícia

  16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h51 10/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br