Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

07/01/2020

Inscrições do Prêmio CNPq de Fotografia-Ciência & Arte

FOTO: Raquel de Oliveira Barreto

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abre inscrições para o IX Prêmio Fotografia-Ciência & Arte e premiará pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que trabalham com registros fotográficos em suas pesquisas. As inscrições estarão abertas até 20 de março de 2020.

O Prêmio é dividido em duas categorias:  imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens produzidas por instrumentos especiais.  Os vencedores de cada categoria recebem o prêmio de R$ 8 mil para o primeiro colocado, R$ 5 mil para o segundo colocado e R$ 2 mil para o terceiro colocado. Os primeiros colocados de cada categoria irão receber, além disso, passagem aérea e hospedagem para participar da 72ª Reunião da SBPC, em julho de 2020.

A inscrição é de caráter individual e deverá ser efetuada em apenas uma categoria, exclusivamente, Prêmio/CNPp, onde está disponível o regulamento completo do Prêmio.

Prêmio - O Prêmio de Fotografia Ciência & Arte foi criado em 2011 com o objetivo de fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.

Ao premiar imagens de qualidade, o Prêmio revela talentos e apresenta, através das inscrições, uma amostragem das imagens provenientes de trabalhos científicos desenvolvidos nas instituições de Ensino Superior e de Pesquisa no país, além de estimular os pesquisadores a usarem recursos fotográficos em suas pesquisas.

Em oito edições realizadas foram recebidas 6.367 inscrições de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros, sendo premiados 66 trabalhos oriundos de todas as regiões do país, assim distribuídos: 41 do Sudeste, nove do Sul, oito do Norte, cinco do Centro-Oeste e três do Nordeste, e 56 pesquisadores nomeados por portaria para a composição das comissões julgadoras.

Conheça as imagens premiadas dos anos anteriores: CNPq/Prêmio.

(Com informações do CNPq).