Londrina, Terça-Feira, 19 de Março de 2024 -  Busca

17/12/2019

Sorria! Você está sendo cuidado!

José de Arimathéia

Professor Ademar Takahama Júnior: os resultados do projeto são inéditos no que se refere ao estudo com pacientes ventilados.
Em março de 2016, no Hospital Universitário da UEL, teve início um projeto de extensão, envolvendo a Medicina, Enfermagem e Odontologia, para desenvolver procedimentos de higiene bucal em pacientes da Unidade de Terapia Intensiva 1, sujeitos à incidência de pneumonia - uma das mais importantes das infecções hospitalares - particularmente aqueles entubados ou ventilados, ou seja, respirando por aparelho (ventilação mecânica).
Desse projeto, nasceu em 2017 o projeto de pesquisa "Avaliação da condição bucal de pacientes em uma Unidade de Terapia Intensiva", coordenado pelo professor Ademar Takahama Júnior (Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil). É ele que explica que pacientes ventilados correm um alto risco de desenvolvimento da chamada pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), que pode até levar à morte. A doença normalmente, nestes casos, ocorre pela aspiração das bactérias bucais, que chegam aos pulmões pelo tubo de respiração livres das defesas naturais do corpo humano. O fato de o paciente estar sedado e imóvel contribui para o desenvolvimento da PAV.
O coordenador do projeto relata que a higienização bucal, comprovadamente, reduz os riscos de contrair a PAV. E ela é apenas um dos procedimentos que podem ser adotados na prevenção da doença. E embora a literatura odontológica apresente tais procedimentos, Takahama observa que nem todas as instituições possuem uma equipe para isso. O professor lembra ainda que a pneumonia é uma causa a mais de sofrimento do paciente, do prolongamento da sua hospitalização e do encarecimento dos custos.
O coordenador do projeto afirma que o ideal é a atuação de uma equipe especializada em todas as UTIs de todos os hospitais. Neste sentido, existe o projeto de lei 883/19, que torna obrigatória a presença de profissionais de Odontologia na equipe multiprofissional das UTIs, de clínicas e hospitais públicos ou privados em que existam pacientes internados.

Exame físico completo
Diariamente, membros do projeto de pesquisa vão até a UTI 1. Cada paciente que chega à unidade passa por uma avaliação da condição bucal, chamada de exame físico completo. A equipe verifica tudo - se há focos de infecção, perda de dentes (como num paciente que sofreu trauma em acidente de trânsito), gengivite, lesões de qualquer natureza, entre outros.
Após a primeira avaliação, o projeto acompanha o paciente para ver se desenvolve a PAV e inicia a pesquisa, já com várias perguntas: a presença de cáries interfere? E próteses? E as perdas dentais? O cruzamento de dados leva às respostas.
Desde 2017, mais de 1.800 pacientes já foram avaliados pelo projeto, e pouco mais da metade deles foi acompanhado, por estarem sob ventilação mecânica. O que a pesquisa tem mostrado é que os riscos de contrair PAV aumentam quando o paciente apresenta a chamada língua saburrosa, uma alteração que a deixa esbranquiçada, graças à presença de grande quantidade de bactérias, de diversos tipos, entre elas a da pneumonia. É comum na falta de higienização adequada e aumenta o risco da PAV em 50%.
Outro fator pela pesquisa é a presença de sangramento oral. Era uma hipótese dos pesquisadores, que acabaram comprovando o fator de risco. Takahama explica que o sangramento pode ter múltiplas origens, como uma gengivite, uma ferida, trauma, ou até uma plaquetopenia, ou seja, uma baixa contagem de plaquetas sanguíneas.
De acordo com o professor, os resultados do projeto são inéditos no que se refere ao estudo com pacientes ventilados. Os dados têm fundamentado discussões com a equipe do Centro de Controle de Infecções do HU e, em conjunto, já pensam em ampliar a atuação do projeto. Isso porque o paciente nem sempre vai direto para a UTI, e no período em que fica hospitalizado antes - no Pronto Socorro, por exemplo - ele já poderia receber a avaliação, higienização e acompanhamento do projeto.
O projeto de pesquisa envolve as áreas de Medicina, Odontologia e Enfermagem, e conta atualmente com 5 alunos de graduação (1 de Iniciação Científica) e 8 residentes de Odontologia (Periodontia e Radiologia), além de 13 docentes. O coordenador prepara um artigo para submeter à revista "Infection control and Hospital Epidemiology", da Inglaterra.
Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.404. Confira a edição completa: