Londrina, Segunda-Feira, 20 de Janeiro de 2020 -  Busca

13/12/2019

Sociedade civil discute projeto de Hub de Inovação da UEL

Representantes de Universidades, Centros de Pesquisa e de Instituições ligadas ao agronegócio conheceram o projeto que busca estimular parcerias entre pesquisadores, startups e empreendedores

Representantes de Instituições de Ensino Superior, de Pesquisa, da Sociedade Rural do Paraná, Sebrae e do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) se reuniram, nesta sexta-feira (13), para conhecer, em detalhes, o projeto do Hub de Inovação da UEL que está sendo idealizado por meio de parcerias e que deverá funcionar no prédio do Laboratório de Medicamentos (LM), localizado na Avenida Tiradentes, na zona oeste. O Hub será um local para reunir e estimular parcerias entre pesquisadores, startups e empreendedores, além de sediar o futuro Instituto de Inteligência Artificial do Agro.

O local é considerado estratégico por pertencer à UEL e estar ao lado do Parque Governador Ney Braga, sede da Sociedade Rural do Paraná, que desde o mês passado sedia o primeiro Polo de Inovação Agro, uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para estimular o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao setor.

A reunião teve o objetivo de apresentar os detalhes do projeto que envolve várias entidades e forças políticas da região. O ex-deputado federal Alex Canziani explicou que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) pretende criar oito centros de pesquisa em inteligência artificial em todo o país, sendo quatro no estado de São Paulo e o restante espalhado pelo país. A proposta é atrair um destes centros para Londrina, aproveitando a vocação local de pesquisa em Agronegócio e o ambiente acadêmico proporcionado pela presença da UEL e de várias Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa para que o investimento seja feito na cidade.

Segundo o reitor, Sérgio Carvalho, a UEL integra este grande esforço pela vocação de servir à sociedade, gerar conhecimento e difundir tecnologias. Em nome disso a Universidade vem ampliando o debate acerca de temas relacionados à inovação. No ano passado, a UEL assumiu a governança de química e materiais do Ecossistema de Inovação de Londrina, que une instituições de pesquisa e iniciativa privada para o desenvolvimento estratégico. O município tem hoje cinco setores estratégicos considerados prioritários no Ecossistema - saúde, agropecuária, TIC, eletromecânica e química e materiais, encampado pela Universidade em novembro do ano passado.

Professora Cristianne Cordeiro, da Proplan, apresentou o projeto, que deverá sediar o futuro Instituto de Inteligência Artificial do Agro

Inovação - este ano a Universidade realizou debates com o objetivo de fortalecer a política de inovação nos Centros de Ensino e Departamentos, envolvendo pesquisadores de diversas áreas. O primeiro Inovatec foi realizado em fevereiro passado, abordando a implantação da Política de Inovação no Brasil e nas instituições. No segundo evento, os participantes discutiram o Marco Legal e as vantagens de obtenção de patentes verdes, a partir de processos e produtos que tragam benefícios ambientais.

De acordo com a professora Cristianne Cordeiro Nascimento, diretora de Planejamento e Integração Acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), a proposta é que o Instituto de Inteligência Artificial funcione dentro do Hub de Inovação. Ela define o Hub como espaço ideal para estabelecer conexões, ou seja, parcerias a partir de projetos e produtos de inovação. "Esse instituto poderá potencializar as demandas da agropecuária e outros setores, e apontar soluções ligadas à tecnologia", definiu ela.

A diretora explicou que a proposta é utilizar o prédio do Laboratório de Medicamentos (LM) da UEL, que atualmente é ocupado para atividades acadêmicas do Curso de graduação de Ciências Farmacêuticas, sendo que uma outra parte está sendo usada pela 17ª Regional de Saúde, até o início de 2020. O prédio tem área total de 3 mil metros quadrados, instalado em um amplo terreno, com mais de 6 mil metros quadrados.

Participaram da reunião nesta sexta, na sede da Sociedade Rural do Paraná, o superintendente da Ocepar, Robson Leandro Mafioletti, o diretor Jorge Hashimoto, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio; o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, acompanhado do Pró-reitor de Planejamento (Proplan), Mario Mantovani. Também estiveram presentes ao encontro representantes do Sebrae, Embrapa Soja, Iapar, ITFPR, Instituto Senai Tecnológico de Londrina e UFTPR.

11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)
  15h45 Notas equivocadas do ENEM 2019 podem ser revistas
  15h44 Inscrições para o Sisu começam terça-feira (21). UEL oferta 586 vagas
  09h40 Curso de extensão ensina elaboração de documentos em Psicologia
  09h13 Laboratório de Línguas tem curso de Inglês exclusivo para crianças
  17h54 Prêmio do CNPq está com inscrições abertas
  16h27 Pesquisadores do CCS estudam mecanismos para amenizar a sede de pacientes
  16h21 Programa Universidade Sem Fronteiras abre chamada para novos projetos
  11h52 Último dia para pré-matrícula de classificados em 1ª convocação
  11h48 Simpósio do CCH destaca os temas gênero e políticas públicas
  16h09 Colação de grau da UEL entrega ao mercado 20 novos profissionais
  10h26 Semana da Difusão da Cultura recebe inscrições
  10h44 Pesquisa une matemática e agronomia no combate à ferrugem asiática
  10h04 Abertas inscrições para 45 cursos de especialização
  10h32 Laboratório de Línguas divulga calendário de inscrições e cursos ofertados

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil