Londrina, Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020 -  Busca

12/12/2019

Novo projeto do Atletismo Londrina deverá envolver Rede Municipal de Ensino

UEL apoia a modalidade, por meio de cessão da infraestrutura de treinamento, Pista de Atletismo do Centro de Educação Física (CEFE). (foto: Vivian Honorato /N.com)

A equipe de atletismo de Londrina apresentou nesta quinta-feira (12) o novo projeto que será desenvolvido para estimular novos talentos e impulsionar a modalidade no município. O novo modelo será desenvolvido a partir de 2020 e o objetivo é ampliar o que vem sendo executado,  levando o atletismo até as escolas municipais, por meio de recursos financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF) e coordenados pelo Confederação Brasileira de Atletismo. O projeto conta com apoio da UEL, por meio de cessão da infraestrutura de treinamento, a Pista de Atletismo do Centro de Educação Física (CEFE) da UEL.

As informações foram apresentadas nesta quinta, pela manhã, na prefeitura de Londrina, durante reunião com o prefeito Marcelo Belinati. Participaram do encontro o vice-presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos; o deputado estadual Tecílio Turini; o diretor do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da UEL, Leandro Altimari, além d representantes do Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Londrina deverá ser a segunda cidade a receber o projeto-piloto, que visa primeiramente capacitar todos os professores de educação física da rede municipal de ensino. Assim, os professores apresentam o esporte a todos os estudantes, eventos esportivos são realizados para os alunos competirem e aqueles que se destacarem passam a fazer parte da equipe de treinamento em polos adequados.

Resultados - o coordenador do projeto Londrina de Atletismo e técnico da equipe, Gilberto Miranda, avaliou o trabalho realizado durante os 20 anos de existência do projeto e explicou que considera o maior do Brasil, pois é o único que atende desde o sub-16 até alto rendimento. Nessas duas décadas a cidade somou 20 títulos nacionais, 102 convocações de atletas e 31 convocações de treinadores e com a parceria da FEL, da CBA, da UEL e do IPEC. Os atletas conquistaram todos os títulos estaduais paranaenses femininos (Sub-16, Sub-18, Sub-20, categoria adulto, Jogos da Juventude e Jogos Abertos), campeões masculinos no Sub-18 e Sub-20, campeões brasileiros no Sub-18 geral e Sub-18 feminino, vice-campeões geral brasileiro no sub-16 feminino, terceiro colocado no Sub-16 geral e foi a quinta melhor equipe feminina do Brasil.

Atualmente, cerca de 120 atletas, dos 9 aos 26 anos, são atendidos pelo projeto, que recebe repasses da Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE). Para o ano de 2019, o município destinou R$ 700 mil para o projeto.

(Com informações do N.Com / Prefeitura de Londrina)

14h02 05/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 04/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h44 03/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)