Londrina, Segunda-Feira, 20 de Janeiro de 2020 -  Busca

12/12/2019

Índice Geral de Cursos coloca UEL entre as 21 melhores Universidades Públicas

A UEL se consolida como a Universidade mais bem colocada entre as estaduais da Região Sul e a quarta melhor estadual do país, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2018, divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC). No cenário nacional, a UEL ocupa a 23ª colocação entre as universidades brasileiras e 21ª posição entre as públicas.

Os resultados consideram a avaliação feita em 2018, quando foram analisados 2.052 universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários, sendo cada uma avaliado com nota de 1 a 5. Segundo dados do INEP, 42 atingiram a nota máxima, conceito 5, e a maior parte das universidades, 1306, está concentra no conceito 3. O IGC da UEL se mantém no Conceito 4, onde estão outras 438 instituições.

Também foram avaliados 8.520 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia. Da UEL, foram 10 cursos de graduação, considerando o IGC e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que representa uma média de diferentes medidas da qualidade. Destes cursos avaliados, três aumentaram o conceito, seis mantiveram a nota enquanto um diminuiu.

Os cursos avaliados foram Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Jornalismo, Psicologia, Secretariado Executivo, Serviço Social - os mesmo avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2018

"A Universidade continua com o seu papel de ensino, apesar de todos os cortes de investimento na educação do Ensino Superior", afirma a diretora de Avaliação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), Elisa Tanaka Carloto. O reitor da UEL, Sergio de Carvalho, também faz uma avaliação do resultado. Confira no áudio.

Metodologia - O IGC é indicador de qualidade do Ensino Superior, calculado anualmente e levando em consideração uma série de itens, entre eles a distribuição dos estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação. Também entra no cálculo o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que por sua vez é calculado com base na nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). Este último mede, a cada três anos, o quanto a graduação agregou ao desenvolvimento do estudante, considerando ainda o perfil dos professores.

11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)
  15h45 Notas equivocadas do ENEM 2019 podem ser revistas
  15h44 Inscrições para o Sisu começam terça-feira (21). UEL oferta 586 vagas
  09h40 Curso de extensão ensina elaboração de documentos em Psicologia
  09h13 Laboratório de Línguas tem curso de Inglês exclusivo para crianças
  17h54 Prêmio do CNPq está com inscrições abertas
  16h27 Pesquisadores do CCS estudam mecanismos para amenizar a sede de pacientes
  16h21 Programa Universidade Sem Fronteiras abre chamada para novos projetos
  11h52 Último dia para pré-matrícula de classificados em 1ª convocação
  11h48 Simpósio do CCH destaca os temas gênero e políticas públicas
  16h09 Colação de grau da UEL entrega ao mercado 20 novos profissionais
  10h26 Semana da Difusão da Cultura recebe inscrições
  10h44 Pesquisa une matemática e agronomia no combate à ferrugem asiática
  10h04 Abertas inscrições para 45 cursos de especialização
  10h32 Laboratório de Línguas divulga calendário de inscrições e cursos ofertados

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil