Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
09/12/2019  

Estudante apresenta trabalho na Terra Indígena Apucaraninha

Agência UEL

Yago Queiroz (centro) com o professores Regis Moreira, Monica Kaseker e Wagner do Amaral

 

"O caminho de volta da universidade para a comunidade: uma reflexão sobre etnoparticipação e etnojornalismo no Projeto Nhandereko Eg Kanhró". Este é o título da monografia que o estudante Yago Queiroz defendeu como trabalho de conclusão de curso (TCC) em Jornalismo, investigando a participação de indígenas em projeto de extensão universitária. 

Esse seria mais um TCC se o estudante não fosse indígena e o primeiro da UEL a defender o trabalho em uma apresentação na Terra Indígena Apucaraninha, mais especificamente no Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag. A defesa foi realizada na última sexta-feira (6), com orientação da professora Monica Panis Kaseker. A banca foi composta pelos professores Wagner Roberto do Amaral (Departamento de Serviço Social - CESA) e Régis Moreira (Departamento de Comunicação - CECA). 

Yago Queiroz ingressou na universidade em 2013, por meio do vestibular indígena. Ele lembra que enfrentou muitas dificuldades como acesso à internet e por equipamentos de informática. O estudante lembra ainda que não havia o Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica, período de preparação do estudante indígena para a vida universitária. Ele é um dos primeiros da sua família a concluir um curso superior e diz que ficou muito emocionado por poder apresentar seu trabalho na Terra Indígena, dando retorno do que aprendeu para a comunidade. 

O estudante, futuro jornalista, descende consanguineamente da etnia fulniô e diz que na sua trajetória, incluindo a Universidade, se identificou com os caingangues. Hoje, ele se afirma como indígena fulniô e caingangue. Os projetos de extensão e de pesquisa foram muito importantes para o estudante porque o ajudaram a se compreender melhor, inclusive, como indígena. Para ele, a universidade é um espaço a ser ocupado para lutar pela causa indígena. 

ÁUDIO 2

Indígenas na UEL - a professora Monica Panis Kaseker, orientadora do estudante no TCC, coordena a Comissão Universidade para os Índios da Universidade Estadual de Londrina (CUIA/UEL). Ela informa que existem, atualmente, 33 alunos indígenas na universidade. A UEL já formou 13 estudantes em diversas áreas do conhecimento. 

Monica diz que a apresentação do TCC de Yago na Terra Indígena é uma devolutiva que a universidade faz aos indígenas valorizando a pesquisa e dando visibilidade à presença das etnias na universidade. "O fato de irmos para lá faz que esse processo seja mais efetivo, genuíno."  A apresentação serviu para fortalecer a autoestima indígena. Confira o áudio. 

Entre os cursos nos quais estudantes indígenas estão matriculados na UEL estão Artes Visuais, Letras, Jornalismo, Serviço Social, Direito, Pedagogia, Odontologia, Medicina, Química, Educação Física, Geografia, Ciências Sociais e Psicologia. A professora destaca, também, o Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica que recebe os alunos, preparando-os para o curso de ensino superior.

 




rodapé da notícia

  13h22 11/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h41 10/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h40 07/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h00 06/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h02 05/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br