Londrina, Sábado, 25 de Janeiro de 2020 -  Busca

06/12/2019

UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade

A UEL conseguiu melhorar sua posição no UI GreenMetric World University Ranking 2019, ficando na posição 395 entre todas as universidades participantes no mundo e em 16º lugar entre as brasileiras. O ranking reuniu este ano 780 Instituições de Ensino Superior em todo o mundo, 28 do Brasil e analisa 41 indicadores agrupados em seis grandes áreas: estrutura física e infraestrutura, energia e mudança climática, lixo, água, transporte e educação. O objetivo do é chamar atenção para o avanço da mudança climática global, além da conservação de energia e água, bem como a reciclagem de lixo e o transporte verde.
Entre as brasileiras a melhor avaliada é a USP que ficou em 18º lugar no ranking internacional, seguida da Universidade Federal de Lavras (29º), Universidade Positivo (73º) e Unicamp (80º). A coordenadora do Programa ReciclaUEL, Maria José Sartor, responsável pelo envio das informações para a coordenação do ranking, explica que no ano passado participaram 719 universidades, sendo 23 brasileiras, sendo que a UEL se classificou na posição 477 no geral e no 18º lugar entre as nacionais.
"A importância em participar é ter uma percepção mais clara quanto à sustentabilidade até para buscarmos programas mais efetivos", define Maria José. Em três anos de participação ela estima que a Universidade conseguiu melhorar em itens como geração de energia renovável e na captação e reutilização de água de chuva.
Ela elenca que a Universidade consegue pontuar bem quando se considera a conservação da área verde, uso de equipamentos eficientes e de energia renovável, programas de tratamento e de reciclagem de resíduos. Por outro lado, é necessário planejar a construção de prédios inteligentes, edificações sustentáveis, programas de redução de emissão de gás carbônico e pensar políticas integradas de incentivo ao transporte público e ao uso de bicicleta, além de mensurar o volume de publicações de artigos ligados ao tema sustentabilidade.

16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  14h35 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h46 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase
  16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  10h35 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil