Londrina, Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020 -  Busca

06/12/2019

UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade

A UEL conseguiu melhorar sua posição no UI GreenMetric World University Ranking 2019, ficando na posição 395 entre todas as universidades participantes no mundo e em 16º lugar entre as brasileiras. O ranking reuniu este ano 780 Instituições de Ensino Superior em todo o mundo, 28 do Brasil e analisa 41 indicadores agrupados em seis grandes áreas: estrutura física e infraestrutura, energia e mudança climática, lixo, água, transporte e educação. O objetivo do é chamar atenção para o avanço da mudança climática global, além da conservação de energia e água, bem como a reciclagem de lixo e o transporte verde.
Entre as brasileiras a melhor avaliada é a USP que ficou em 18º lugar no ranking internacional, seguida da Universidade Federal de Lavras (29º), Universidade Positivo (73º) e Unicamp (80º). A coordenadora do Programa ReciclaUEL, Maria José Sartor, responsável pelo envio das informações para a coordenação do ranking, explica que no ano passado participaram 719 universidades, sendo 23 brasileiras, sendo que a UEL se classificou na posição 477 no geral e no 18º lugar entre as nacionais.
"A importância em participar é ter uma percepção mais clara quanto à sustentabilidade até para buscarmos programas mais efetivos", define Maria José. Em três anos de participação ela estima que a Universidade conseguiu melhorar em itens como geração de energia renovável e na captação e reutilização de água de chuva.
Ela elenca que a Universidade consegue pontuar bem quando se considera a conservação da área verde, uso de equipamentos eficientes e de energia renovável, programas de tratamento e de reciclagem de resíduos. Por outro lado, é necessário planejar a construção de prédios inteligentes, edificações sustentáveis, programas de redução de emissão de gás carbônico e pensar políticas integradas de incentivo ao transporte público e ao uso de bicicleta, além de mensurar o volume de publicações de artigos ligados ao tema sustentabilidade.

13h22 11/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h41 10/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h40 07/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h00 06/08/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)