Londrina, Sexta-Feira, 03 de Julho de 2020 -  Busca

06/12/2019

Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população

Setor também é espaço de prática de pesquisa para alunos da graduação e pós-graduação

O Laboratório de Análise de Qualidade de Água do curso de Química, do Centro de Ciências Exatas (CCE), oferece serviços de análise para empresas e condomínios pelo Programa de Atendimento à Sociedade (PAS), da UEL. O setor também é espaço de prática de pesquisa para alunos da graduação e pós-graduação.
"Por ano, o laboratório analisa cerca de 2 mil amostras de água", afirma o professor João Carlos Alves, do Departamento de Química do CCE. Ele ressalta o papel da Universidade no atendimento às demandas da população. Confira o áudio.

João Carlos Alves destaca que o programa também serve para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de graduação. Hoje, o laboratório conta com três estudantes do curso de Química. O projeto envolve também os professores Mário Montazzolli Killner e Carlos Paulinetti da Câmara. A capacidade do laboratório é realizar a análise de cerca de 100 amostras de água por semana. Por isso, é possível aumentar o número de atendimentos à sociedade.
O professor Mário Killner explica que o laboratório realiza esse serviço pelo PAS há dois anos. "Quem nos procura para a realização da parceria, fornecemos o frasco de um litro para a entrega da amostra". O frasco pode ser um recipiente reutilizável, mas tem que ser lavado e bem enxaguado. Restos de detergente, por exemplo, podem interferir no processo de análise da amostra.
Conforme o professor Carlos Paulinetti da Câmara, a análise da água é feita conforme os parâmetros solicitados pelos envolvidos. Há um custo para a realização do serviço, cobrado conforme esses parâmetros. A análise considera, por exemplo, a alcalinidade, a turbidez, a dureza (cálcio e magnésio), o nitrato, o cloro, o PH, a amônia, entre outros. "A análise é feita conforme necessidades específicas".
Parceria - Laboratório de Análise de Qualidade de Água mantém parceria com a 17ª Regional de Saúde para a análise de amostras dos 21 municípios que compõem a região, com um total de aproximadamente 850 mil habitantes. Esse convênio está em vigor desde 2004 entre o Governo do Estado e a Universidade. A Vigilância Sanitária dos municípios encaminha a amostra para a análise na UEL.
Professores João Carlos Alves e Mário Montazzolli Killner

O atendimento aos municípios da 17ª Regional de Saúde analisa as amostras em duas frentes: físico-química e bacteriológica. Esse trabalho envolve, além do laboratório do curso de Química, o laboratório de Bacteriologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB), com o professor; Sérgio Dejato da Rocha; e o Laboratório de Saneamento do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), com a professora Emilia Kiyomi Kuroda.
O Laboratório de Análise de Qualidade de Água tem a participação de três estagiários, o bolsista Daniel Amorim Antonio e os voluntários Dagoberto dos Nascimento Alasmar Junior e Emily Karine dos Santos, todos do 1º ano do curso de Química. Daniel é estudante de Química, no curso de licenciatura, começou as atividades em março último como voluntário, passando à condição de bolsista em agosto.
Ele diz que a principal vantagem de participar do projeto é ter contato com a prática no laboratório para relacioná-la ao conhecimento teórico. Além disso, ele diz que espera desenvolver técnicas para - como futuro professor de química - realizar experimentos com seus alunos, principalmente, no ensino médio. Confira o áudio.

Serviço - Os interessados em estabelecer parcerias com a UEL, para a análise da qualidade de água, podem entrar em contato com os professores João Carlos Alves, Mário Montazzolli Killner e Carlos Paulinetti da Câmara, no Departamento de Química pelo telefone 3371-4286 ou no Laboratório de Análise de Qualidade de Água, pelo telefone 3371-4052.

15h15 Gráfica atende setores da saúde com produção e impressão de material gráfico
  14h49 Equipe do Sistema de Bibliotecas começa empréstimo de livros via agendamento
  13h53 03/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h56 UEL divulga convocação extraordinária do Vestibular e nova seleção para vagas remanescentes