Londrina, Sábado, 25 de Janeiro de 2020 -  Busca

06/12/2019

Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população

Setor também é espaço de prática de pesquisa para alunos da graduação e pós-graduação

O Laboratório de Análise de Qualidade de Água do curso de Química, do Centro de Ciências Exatas (CCE), oferece serviços de análise para empresas e condomínios pelo Programa de Atendimento à Sociedade (PAS), da UEL. O setor também é espaço de prática de pesquisa para alunos da graduação e pós-graduação.
"Por ano, o laboratório analisa cerca de 2 mil amostras de água", afirma o professor João Carlos Alves, do Departamento de Química do CCE. Ele ressalta o papel da Universidade no atendimento às demandas da população. Confira o áudio.

João Carlos Alves destaca que o programa também serve para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de graduação. Hoje, o laboratório conta com três estudantes do curso de Química. O projeto envolve também os professores Mário Montazzolli Killner e Carlos Paulinetti da Câmara. A capacidade do laboratório é realizar a análise de cerca de 100 amostras de água por semana. Por isso, é possível aumentar o número de atendimentos à sociedade.
O professor Mário Killner explica que o laboratório realiza esse serviço pelo PAS há dois anos. "Quem nos procura para a realização da parceria, fornecemos o frasco de um litro para a entrega da amostra". O frasco pode ser um recipiente reutilizável, mas tem que ser lavado e bem enxaguado. Restos de detergente, por exemplo, podem interferir no processo de análise da amostra.
Conforme o professor Carlos Paulinetti da Câmara, a análise da água é feita conforme os parâmetros solicitados pelos envolvidos. Há um custo para a realização do serviço, cobrado conforme esses parâmetros. A análise considera, por exemplo, a alcalinidade, a turbidez, a dureza (cálcio e magnésio), o nitrato, o cloro, o PH, a amônia, entre outros. "A análise é feita conforme necessidades específicas".
Parceria - Laboratório de Análise de Qualidade de Água mantém parceria com a 17ª Regional de Saúde para a análise de amostras dos 21 municípios que compõem a região, com um total de aproximadamente 850 mil habitantes. Esse convênio está em vigor desde 2004 entre o Governo do Estado e a Universidade. A Vigilância Sanitária dos municípios encaminha a amostra para a análise na UEL.
Professores João Carlos Alves e Mário Montazzolli Killner

O atendimento aos municípios da 17ª Regional de Saúde analisa as amostras em duas frentes: físico-química e bacteriológica. Esse trabalho envolve, além do laboratório do curso de Química, o laboratório de Bacteriologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB), com o professor; Sérgio Dejato da Rocha; e o Laboratório de Saneamento do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), com a professora Emilia Kiyomi Kuroda.
O Laboratório de Análise de Qualidade de Água tem a participação de três estagiários, o bolsista Daniel Amorim Antonio e os voluntários Dagoberto dos Nascimento Alasmar Junior e Emily Karine dos Santos, todos do 1º ano do curso de Química. Daniel é estudante de Química, no curso de licenciatura, começou as atividades em março último como voluntário, passando à condição de bolsista em agosto.
Ele diz que a principal vantagem de participar do projeto é ter contato com a prática no laboratório para relacioná-la ao conhecimento teórico. Além disso, ele diz que espera desenvolver técnicas para - como futuro professor de química - realizar experimentos com seus alunos, principalmente, no ensino médio. Confira o áudio.

Serviço - Os interessados em estabelecer parcerias com a UEL, para a análise da qualidade de água, podem entrar em contato com os professores João Carlos Alves, Mário Montazzolli Killner e Carlos Paulinetti da Câmara, no Departamento de Química pelo telefone 3371-4286 ou no Laboratório de Análise de Qualidade de Água, pelo telefone 3371-4052.

16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  14h35 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h46 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase
  16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  10h35 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil