Londrina, Sexta-Feira, 24 de Janeiro de 2020 -  Busca

06/12/2019

Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL

(FOTO: Arquivo/COM)

Servir de canal de acesso aos pesquisadores da UEL para facilitar a divulgação de editais de pesquisa de agências de fomento, bem como auxiliar na elaboração e submissão de propostas individuais, além de formular propostas institucionais e editais internos. Tais ações resumem a missão do Escritório de Apoio ao Pesquisador (EAPq), que pertence à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-gradução (PROPPG). Criado em 2015, o EAPq já foi coordenado pelos professores Arthur Eumann Mesas e Ana Maria Bridi.
O EAPq inclusive tira dúvidas acerca dos editais de pesquisas de agências de fomento estaduais e federais - Fundação Araucária, FINEP - Financiadora de Inovação e Pesquisa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Outro serviço é elaborar e divulgar os editais internos que apoiam a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores.
Só Edital de Apoio à Participação de Eventos Técnicos Científicos nacionais e internacionais da Fundação Araucária, um dos mais populares, já atendeu 32 professores. Já no Edital Internacionalize, lançado em 2018, 22 professores foram contemplados com o pagamento da taxa de publicação para revistas A1 e A2 (revistas com fatores de impactos maiores).
"Nós estimulamos os pesquisadores a participarem dos editais. A função é auxiliar os professores por meio de avaliação prévia do projeto ou na própria elaboração. Assim, aumentam as chances do pesquisador ser contemplado", observa professora Adriana Lourenço Soares, atual responsável pelo Escritório de Apoio ao Pesquisador.

Ela explica que, no caso de Editais Institucionais como o de Apoio à Participação de Eventos Técnicos Científicos, há a necessidade de seleção interna entre os pesquisadores. Segundo ela, no caso é levado em consideração a pontuação do currículo acadêmico. Em seguida, os recursos das agências são destinados aos selecionados.
Professora Adriana Lourenço Soares, responsável pelo Escritório de Apoio ao Pesquisador

O professor Wander Rogerio Pavanelli, do Departamento de Ciências Patológicas, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), coordena laboratório que tem como principal objetivo encontrar alternativas terapêuticas para o tratamento de algumas doenças, entre elas a doença de Chagas, leishmaniose e câncer. Ele conta que já precisou contar com o auxílio do EAPq para o Edital Internacionalize e obteve todo o apoio necessário.
O professor destaca a importância do EAPq, que exerce papel fundamental no sentido de fornecer apoio especializado ao pesquisador. Ele reforça ainda a importância da proximidade entre pesquisadores e a Universidade. "Acredito que o EAPq pode reforçar a atuação junto a comissão de pesquisa dos Centros de Estudos, e, de acordo com a demanda, juntos elaborarem editais que atendam às necessidades dos pesquisadores".
EAIC - O EAPq também é responsável por organizar eventos. Entre eles, o Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), que este ano teve a sua 28ª edição. O evento integra professores orientadores, pós-graduandos e alunos da graduação de todos os cursos e áreas do conhecimento da UEL, que desenvolvam trabalhos de pesquisa na modalidade de Iniciação Científica (IC). O EAIC é composto por apresentações orais e formato pôster, pelos quais os estudantes têm a oportunidade de apresentar os resultados de pesquisas para toda comunidade acadêmica.
Serviço - Contato pelo e-mail  eapq@uel.br ou pelo telefone (43) 3371-5117, no período das 14 às 18 hora, de segunda-feira a quarta-feira, ou das 8 ao meio dia, e das 14 às 18 horas  na sexta-feira. Caso seja necessário, será agendado horário exclusivo para o atendimento presencial.

15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h14 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  14h35 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h46 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase
  16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  10h35 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)
  15h45 Notas equivocadas do ENEM 2019 podem ser revistas

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil