Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
05/12/2019  

UEL conquista quatro destaques no 32º Prêmio de Ciência e Tecnologia da SETI

Agência UEL

Reitor da UEL, Sérgio Carvalho, com o professor da UEL, Waldiceu Junior, e o superintendente da SETI, Aldo Bona (FOTO: Divulgação/AEN)

Dois professores e dois estudantes de graduação da UEL foram contemplados na 32ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa da Superintendência Geral de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com o objetivo de reconhecer iniciativas de ensino, pesquisa e extensão nas várias áreas do conhecimento. 
A premiação foi realizada nesta quarta-feira (4) à noite, durante cerimônia no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A edição deste ano contemplou nove pesquisadores e profissionais, que receberam R$ 215 mil em premiações. A solenidade reuniu diversas autoridades como o Superintendente da SETI, Aldo Bona, o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, além de representantes das demais Universidades Estaduais.
O professor Waldiceu Aparecido Verri Junior, do Departamento de Ciências Patológicas da UEL, foi um dos contemplados da noite, na área Ciência da Saúde. Waldiceu Junior desenvolve pesquisa sobre novas moléculas, demonstrando os efeitos anti-inflamatório e analgésico em diversas doenças.
"Queremos desenvolver novos medicamentos com maior eficácia e menor efeito colateral. Iniciativas como a do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia possibilitam aprimoramento da pesquisa como ferramenta de ensino, desenvolvendo soluções para a sociedade e contribuindo para a formação de qualidade nas universidades", destacou ele. Além de pesquisador, o professor é orientador permanente do programa de pós-graduação em Patologia Experimental e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, ambos com mestrado e doutorado e notas 6 e 5 na CAPES, respectivamente.
Outro trabalho da UEL reconhecido nesta 32ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia foi o da professora Karen Brajão de Oliveira, que concorreu na categoria Pesquisador-extensionista, também na área de Ciência da Saúde. Karen é Docente Adjunto da área de Imunologia, orientadora do Programa de Patologia Experimental, também membro do comitê de ética em Pesquisa em Seres Humanos da UEL.
O trabalho premiado busca compreender os agentes causadores do papilomavírus humano (HPV). A professora coordena projeto de extensão nas Unidades Básicas de Saúde e no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema. Por meio do projeto, são realizados exames para detecção molecular do HPV. A técnica identifica o DNA do vírus antes mesmo dele provocar alguma lesão. O projeto também aplica pesquisa sócio epidemiológica, associando a presença do vírus com fatores de risco.
Reitor da UEL, Sérgio Carvalho, com a professora da UEL, Karen Brajão de Oliveira, e o superintendente da SETI, Aldo Bona(FOTO: Divulgação/AEN)

"As atividades de extensão alertam para a importância da vacinação e sobre a gravidade do vírus. Também identificamos os tipos virais mais comuns na região de Londrina e qual a população mais afetada e, a partir disso, elaboramos estratégias direcionadas de prevenção", destacou a professora.
Também foram premiados os estudantes de graduação da UEL Everton José Santana e Caroline Yukari Motoori. Everton é ex-aluno de Engenharia Elétrica e ganhou o prêmio com um estudo sobre um novo método de aprendizado que aumenta o desempenho produtivo de diferentes parâmetros utilizados em análises da qualidade da carne. Caroline, estudante de Biomedicina, conquistou a premiação com o trabalho que analisou uma molécula chamada TGF BETA, que pode inibir o crescimento de tumores de mama em fases iniciais.
Premiação - Os demais pesquisadores homenageados foram o professor Jesui Vergílio Visentainer, na área de Ciências Exatas e da Terra. E o Pesquisador-extensionista Marcos Cesar Danhoni Neves, também das Ciências Exatas e da Terra, ambos da UEM.
Na categoria de Inventor Independente venceu o projeto Robô Laura, criado pelo analista de sistemas Jacson Fresatto. Na categoria jornalismo os vencedores foram Victor Lopes de Moraes, da Folha de Londrina, na área de Ciências Exatas e da Terra; e Patrícia Berwig da TV Evangelizar, em Ciências da Saúde.
O superintendente Aldo Nelson Bona destacou a importância do prêmio que tem como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido por pesquisadores, estudantes, inventores e jornalistas na busca por soluções inovadoras para as demandas sociais. "O prêmio é um reconhecimento de iniciativas inovadoras que possuem impacto positivo na melhoria da qualidade de vida dos paranaenses. Estes profissionais são referência no Paraná e no Brasil na produção científica e tecnológica. Queremos transformar o Paraná em um Estado inovador e para isso precisamos estimular o desenvolvimento de pesquisas em parceria com o setor produtivo", afirmou Bona.
O Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia contempla a cada ano, em um sistema de rodízio, duas grandes áreas de conhecimento. Já são quase 110 premiados desde 1986, quando instituída a premiação. As áreas previstas para o próximo edital, que será lançado ainda neste ano, são Ciências Humanas e Ciências Agrárias.
(Com informações da Assessoria da SETI)


 




rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br