Londrina, Domingo, 26 de Janeiro de 2020 -  Busca

04/12/2019

UEL acolhe reunião do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial

Reunião na Sala dos Conselhos, no Campus Universitário

O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná (Consepir) esteve reunido, essa semana, na Universidade Estadual de Londrina, para encerramento das atividades de 2019. Na reunião foram realizados ajustes na minuta do anteprojeto de lei para a criação do Estatuto da Igualdade Racial do Paraná que deverá ser encaminhado ao Governo do Estado, e foi debatida a atualização do Plano de Promoção da Igualdade Racial.
Representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil que compõem o Conselho debateram sobre as políticas públicas adotadas no Estado do Paraná, e planejaram as próximas ações que serão efetivadas para que o Estatuto e o Plano sejam aprovados. Também discutiram as ações relacionadas à gestão do Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (FUNDEPPIR), que prevê a captação e aplicação de recursos para projetos sobre a questão racial no Estado e fortalecimento de ações antirracistas.
Saul Dorval da Silva - presidente do CONSEPIR

O presidente do CONSEPIR, Saul Dorval da Silva, avaliou que o estatuto irá garantir o ordenamento jurídico necessário para que a igualdade racial seja promovida, além de prever a implantação do plano de igualdade racial para ser executado pelo Estado. Para ele, a reunião promovida na UEL é significativa por ser uma instituição pioneira na implementação da políticas de cotas, sendo exemplo para as demais instituições, e porque permite que as discussões e contribuições das entidades da região sejam analisadas pelo Conselho.
A gestora da igualdade racial no município de Londrina, a professora Maria de Fatima Beraldo, destaca o trabalho coletivo que tem sido realizado, e que envolve diversas entidades da sociedade civil, conselhos municipais, prefeituras, Ministério Público, Núcleo Regional de Educação, entidades de classe, e o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) que faz a formação e capacitação de agentes, e desenvolve pesquisas na área. "São essas instituições, trabalhando em rede, que tem possibilitado que as políticas para a igualdade racial continuem avançando", afirma.

16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  14h35 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h46 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase
  16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  10h35 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil