Londrina, Segunda-Feira, 27 de Janeiro de 2020 -  Busca

04/12/2019

Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento debate as emoções e o Alzheimer

Os integrantes do Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento (GESEN) realizam na próxima sexta-feira (6), a partir das 14h15, palestra com o tema "As Emoções e o Alzheimer", no salão da Casa do Movimento de Schoenstatt, na Rua Goiás, 857. O evento é uma realização do GESEN, em parceria com a Secretaria Municipal do Idoso (SMI). A palestra tem duração de uma hora, é gratuita e não requer inscrição prévia.
A psicóloga da SMI, Luciana Ferreira Alvarez, vai conduzir a palestra, com foco junto aos cuidadores ou familiares de idosos com Alzheimer. O intuito será abordar a necessidade de transmitir emoções positivas para os portadores da doença. ?Existem estudos que demonstram que as emoções, mesmo após o mal de Alzheimer, ainda permanecem. Isto significa que a pessoa que tem a doença é capaz de sentir emoções. Quero, portanto, fazer uma construção com os familiares e cuidadores destes indivíduos mostrando o quão é importante resgatar as emoções positivas. Vou exibir, por exemplo, vídeos de pessoas que possuem Alzheimer e que não se esqueceram de tocar instrumentos?, contou.
De acordo com a psicóloga, outro tópico a ser trabalhado será a fase de aceitação dos próprios familiares acerca do contato com a doença. "Quando a gente aprende a lidar aceitando a situação, a gente lida melhor com o momento presente. É necessário entender que ainda há elementos que remetem à questão afetiva. Aquele sujeito que se lembrava de fatos e nomes não existe mais, porém ainda há aquele sujeito que gosta de você. Portanto, é preciso fazer com que eles vivam com emoção. Seja assistindo filmes de comédia ou comendo suas comidas prediletas", disse.
Projeto ? O evento faz parte do projeto de extensão do GESEN, denominado "Aprimoramento da Linha de Cuidado ao Idoso". O encontro de "Cuidadores e Familiares de Idosos com Alzheimer" é uma atividade mensal deste projeto. "Estas atividades são momentos especiais preparados para os cuidadores de idosos. Além de fornecer um pouco mais de entendimento acerca da doença, oferecemos capacidade emocional ao cuidador", explicou a organizadora do projeto, professora Mara Solange Dellaroza, pró-reitora de Extensão da UEL.
(Com informações do N.COM).

16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  14h35 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h46 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase
  16h40 Divulgadas inscrições deferidas pelo NIS da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  10h35 Sai 2ª convocação do Vestibular 2020 e 146 são chamados
  10h36 Divulgado resultado do Vestibular dos Povos Indígenas
  09h46 Seti divulga edital da 33ª edição do Prêmio de Ciência e Tecnologia
  09h22 UEL é contemplada com recursos em editais de pós-graduação
  10h58 Inscrições pelo SISU começam nesta terça-feira (21). UEL explica notas de corte
  16h26 Prefeitura do Campus reforça ações de combate ao Aedes aegypti
  11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil