Londrina, Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020 -  Busca

03/12/2019

Pesquisadores debatem conservação no Dia Mundial do Solo

Pesquisadores da UEL, Iapar e da Embrapa Soja são os palestrantes convidados para a programação acadêmica que será realizada nesta quinta-feira (5), Dia Mundial do Solo, na sala 201, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), no Campus Universitário. A programação começa a partir das 18h30, com inscrições, abertura e apresentação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Junior (CREA Jr). O evento é uma iniciativa do Departamento de Agronomia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA).
A palestra de abertura será com o pesquisador Thadeu Rodrigues de Melo, professor temporário no Departamento de Estatística, do CCE, que vai falar sobre Conceitos Básicos em Erosão do Solo, seguido pelo pesquisador da Embrapa, Osmar Conte, que abordará o tema Práticas que levam à Erosão do Solo.
A palestra final será com o pesquisador do Iapar Cezar Francisco de Araujo Junior que fará um panorama atual sobre a conservação de solos no Paraná. O pesquisador atua na área de Física do Solo com ênfase em compactação, causas e efeito dos usos, manejos e tráfego de máquinas na estrutura do solo. Também trabalha com manejo e conservação com ênfase em erosão, terraceamento em plantio direto e efeito dos manejos de plantas daninhas em lavouras cafeeiras no sistema solo-água-planta. O evento termina com um debate sobre proteção dos solos, com mediação do professor Ricardo Ralisch, do Departamento de Agronomia, do CCA.

17h47 22/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h33 21/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h07 18/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h43 17/09/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)