Londrina, Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020 -  Busca

02/12/2019

Segundo dia do Vestibular 2020 da UEL tem abstenção de 7,59%

O segundo dia da 2ª Fase da UEL registrou um total de 41 candidatos ausentes, elevando para 639 vestibulandos o total de abstenção do Vestibular 2020, um índice de 7,59%. Os dados foram confirmados na tarde desta segunda-feira (2) pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). Nesta segunda-feira (2) foram aplicadas as provas de Conhecimentos Específicos, composta por 12 questões referentes a disciplinas do Ensino Médio.
O Vestibular continua nesta terça-feira (3) para 646 candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. Eles farão as Provas de Habilidades Específicas (PHE) das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas, no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).
De acordo com a professora Sandra de Oliveira Garcia, da Cops, a abstenção deste ano foi um pouco maior que a do Vestibular 2019, que ficou em 6,02%. Em que pese a pequena elevação de ausentes, o concurso foi considerado bastante tranquilo, sem maiores intercorrências na aplicação das provas em Londrina, Cascavel e Curitiba. Este foi o primeiro ano em que o concurso foi descentralizado.
Para atender à demanda dos estudantes, nesta 2ª fase foram abertas 31 novas salas, que precisaram realizar a prova em separado, como o caso de uma candidata que apresentou sintomas de caxumba, considerada uma infecção viral aguda e contagiosa. A candidata foi transferida para uma sala, onde pode fazer a prova, sem maiores prejuízos. Outras salas atenderam vestibulandos que apresentaram solicitações especiais como ledores, prova em Braille ou estudantes que apresentam déficit de atenção.
Este ano 84 detentos fizeram as provas na Penitenciária Estadual (1 e 2) e no Centro de Reintegração Social (Creslon). Ao todo 191 detentos se inscreveram para o Vestibular este ano, sendo que 84 foram aprovados no último dia 20 de outubro, na 1ª fase.  Deste total, 52 são da PEL II, outros 20 são da PEL I e 11 do Centro de Reintegração Social (Creslon). Uma detenta está custodiada no 3º Distrito Policial. Os cursos escolhidos pelos presos foram Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social e Zootecnia.
Correção - O caderno de provas do primeiro dia (prova de Línguas, Literatura e Redação) será liberado hoje, ao final do concurso. O gabarito está disponível no site da Cops e no aplicativo Vestibular UEL 2020, com acesso livre para todos os interessados. Para ter acesso, basta baixar a ferramenta, disponível para modelos que utilizam o sistema Android.

Nesta terça-feira às 17 horas a Cops divulga a Resposta Esperada da prova deste segundo dia. Como as 12 questões são dissertativas, são apresentadas respostas que versam sobre o conteúdo pretendido pelos avaliadores. A divulgação também será feita por meio do site e do App.
Cerca de 900 pessoas entre fiscais, coordenadores, agentes de segurança, médicos, monitores e supervisores trabalharam nestes dois dias da 2ª fase em Londrina, Cascavel e Curitiba. A UEL oferece 2.559 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, e outras 586 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas. Neste Vestibular, a UEL oferece duas novas graduações, Biotecnologia e Nutrição.
O resultado final do Vestibular 2020 será divulgado no próximo dia 13 de janeiro, a partir das 12 horas, no site da COPS

12h34 Edital dos classificados na 3ª convocação do Vestibular é liberado
  08h59 Mais de 300 formandos colam grau em solenidades especiais, dias 28 e 29
  08h16 Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2020 é lançado pelo CNPq
  15h46 Farmácia Escola retoma serviços e atende comunidades interna e externa
  11h10 Inscrições para o CEPV pela Análise Socioeconômica entram na reta final
  09h57 UEL divulga 3ª convocação do Vestibular 2020 na terça-feira (28)
  09h34 Pesquisadores da UEL produzem biomassa a partir de microalgas
  16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  10h42 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h42 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil