Londrina, Segunda-Feira, 20 de Janeiro de 2020 -  Busca

03/12/2019

Ambulatório de Especialidades tem ação de detecção de câncer de pele

Professores e residentes de dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e médicos colaboradores de Londrina realizarão atendimento neste sábado (7), no Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU). É a 21ª Campanha Nacional do Câncer de Pele, ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O professor Airton dos Santos Gon, do Departamento de Clínica Médica, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), explica que o atendimento é gratuito e visa o reforço de medidas preventivas. Durante o atendimento, caso o paciente apresente manchas, pintas ou lesões que não cicatrizam, será coletado material para realização de biópsia e de detecção precoce de câncer de pele. Confira o áudio:

O atendimento da Campanha Nacional do Câncer de Pele será realizado das 9 às 15 horas, no AEHU, localizado no Campus Universitário. O professor Airton dos Santos Gon diz que uma das principais medidas de prevenção do câncer de pele é evitar o sol em excesso e - ao se expor aos raios solares - usar proteção. Confira o áudio:

Estatísticas - Segundo o  Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o câncer não tem uma única causa. "Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas [presentes no meio ambiente]. As mudanças provocadas (...) pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer."
De acordo com o INCA, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. O câncer de pele apresenta alto percentual de cura, desde que o diagnóstico seja feito precocemente. "Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas".
O INCA informa que a neoplasia de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo raro em crianças e negros, com exceção de portadores de doenças cutâneas. "Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo", alerta o instituto. "Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar desse câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas".

11h07 Congresso Internacional de Enfermagem abre inscrições dia 31
  10h24 Grupo de Estudos da Sede quer arrecadar R$ 40 mil para testes
  09h22 UEL divulga 2ª convocação do Vestibular nesta terça-feira (21)
  15h45 Notas equivocadas do ENEM 2019 podem ser revistas
  15h44 Inscrições para o Sisu começam terça-feira (21). UEL oferta 586 vagas
  09h40 Curso de extensão ensina elaboração de documentos em Psicologia
  09h13 Laboratório de Línguas tem curso de Inglês exclusivo para crianças
  17h54 Prêmio do CNPq está com inscrições abertas
  16h27 Pesquisadores do CCS estudam mecanismos para amenizar a sede de pacientes
  16h21 Programa Universidade Sem Fronteiras abre chamada para novos projetos
  11h52 Último dia para pré-matrícula de classificados em 1ª convocação
  11h48 Simpósio do CCH destaca os temas gênero e políticas públicas
  16h09 Colação de grau da UEL entrega ao mercado 20 novos profissionais
  10h26 Semana da Difusão da Cultura recebe inscrições
  10h44 Pesquisa une matemática e agronomia no combate à ferrugem asiática
  10h04 Abertas inscrições para 45 cursos de especialização
  10h32 Laboratório de Línguas divulga calendário de inscrições e cursos ofertados

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil