Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

03/12/2019

Ambulatório de Especialidades tem ação de detecção de câncer de pele

Professores e residentes de dermatologia do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e médicos colaboradores de Londrina realizarão atendimento neste sábado (7), no Ambulatório de Especialidades do HU (AEHU). É a 21ª Campanha Nacional do Câncer de Pele, ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O professor Airton dos Santos Gon, do Departamento de Clínica Médica, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), explica que o atendimento é gratuito e visa o reforço de medidas preventivas. Durante o atendimento, caso o paciente apresente manchas, pintas ou lesões que não cicatrizam, será coletado material para realização de biópsia e de detecção precoce de câncer de pele. Confira o áudio:

O atendimento da Campanha Nacional do Câncer de Pele será realizado das 9 às 15 horas, no AEHU, localizado no Campus Universitário. O professor Airton dos Santos Gon diz que uma das principais medidas de prevenção do câncer de pele é evitar o sol em excesso e - ao se expor aos raios solares - usar proteção. Confira o áudio:

Estatísticas - Segundo o  Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o câncer não tem uma única causa. "Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas [presentes no meio ambiente]. As mudanças provocadas (...) pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer."
De acordo com o INCA, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. O câncer de pele apresenta alto percentual de cura, desde que o diagnóstico seja feito precocemente. "Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas".
O INCA informa que a neoplasia de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo raro em crianças e negros, com exceção de portadores de doenças cutâneas. "Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo", alerta o instituto. "Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar desse câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas".