Londrina, Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020 -  Busca

02/12/2019

Conferência Municipal do Meio Ambiente conta com representantes da UEL

O professor e procurador da UEL, Miguel Etinger, do Departamento de Direito Público, do CESA, participou no último sábado (30) da 10ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, na Câmara Municipal de Vereadores de Londrina. Representante da UEL no Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) na gestão 2018-2019, o professor colaborou ativamente junto à mesa diretiva no evento, em uma das últimas atividades realizadas junto ao Conselho.
Nesses anos de atuação no Consemma, Miguel Etinger participou de duas Câmaras técnicas, uma de Legislação e outra do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Ele explica que a função das Câmaras é analisar os pedidos que vão para o Conselho para então seguirem para deliberação. Por ser da área do Direito, o professor conta que atuou sempre no respeito à legislação atual e municipal, propondo também melhorias às leis.
Como parte disso, também auxiliou com o projeto de extensão "Apoio à análise de multas ambientais junto ao Consemma - Conselho Municipal do Ambiente", para auxiliar a Câmara técnica de Legislação na análise de multas ambientais. O projeto tem a participação de estudantes de graduação, mestrado e de colaboradores externos ligados à Gestão Ambiental.
O professor explica que as pessoas recebem a multa ambiental e, muitas vezes, entram com recurso. São esses recursos que eles avaliam e sugerem o parecer para Câmara técnica. Levam então para a plenária e o Conselho acata o recurso ou não. Mesmo com o final da gestão, Miguel afirma que o projeto de extensão continua nos próximos anos e deve contar ainda com a parceria da Ordem dos Advogados (OAB).
A nova gestão do Consemma 2020-2021 foi definida durante o evento de sábado. A professora Lilian Aligleri, do Departamento de Administração, do CESA, foi eleita a nova representante da UEL. Ela atua em projetos ligados ao meio ambiente e na Rede Integrada de Pesquisas em Resíduos da UEL (RPR). A professora destaca o trabalho realizado pelo professor Miguel Etinger, que foi ativo e contribuiu com aspectos do Direito. Para ela, participar do Conselho é uma ação importante que a instituição faz, pois é uma forma de "aproximar a Universidade das discussões e até dos problemas da sociedade local", afirma.
Conferência - Evento - Com o tema: "Gestão integrada de resíduos sólidos e os desafios da reciclagem e logística reversa", a conferência foi realizada durante todo o último sábado, com diversas atividades. Na ocasião, foram aprovadas 30 propostas de ação do Conselho para o próximo biênio de gestão 2020-2021. As propostas são resultantes de três pré-conferências, realizadas no mês de novembro.

12h34 Edital dos classificados na 3ª convocação do Vestibular é liberado
  08h59 Mais de 300 formandos colam grau em solenidades especiais, dias 28 e 29
  08h16 Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2020 é lançado pelo CNPq
  15h46 Farmácia Escola retoma serviços e atende comunidades interna e externa
  11h10 Inscrições para o CEPV pela Análise Socioeconômica entram na reta final
  09h57 UEL divulga 3ª convocação do Vestibular 2020 na terça-feira (28)
  09h34 Pesquisadores da UEL produzem biomassa a partir de microalgas
  16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  10h42 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h42 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil