Londrina, Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019 -  Busca

02/12/2019

Conferência Municipal do Meio Ambiente conta com representantes da UEL

O professor e procurador da UEL, Miguel Etinger, do Departamento de Direito Público, do CESA, participou no último sábado (30) da 10ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, na Câmara Municipal de Vereadores de Londrina. Representante da UEL no Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) na gestão 2018-2019, o professor colaborou ativamente junto à mesa diretiva no evento, em uma das últimas atividades realizadas junto ao Conselho.
Nesses anos de atuação no Consemma, Miguel Etinger participou de duas Câmaras técnicas, uma de Legislação e outra do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Ele explica que a função das Câmaras é analisar os pedidos que vão para o Conselho para então seguirem para deliberação. Por ser da área do Direito, o professor conta que atuou sempre no respeito à legislação atual e municipal, propondo também melhorias às leis.
Como parte disso, também auxiliou com o projeto de extensão "Apoio à análise de multas ambientais junto ao Consemma - Conselho Municipal do Ambiente", para auxiliar a Câmara técnica de Legislação na análise de multas ambientais. O projeto tem a participação de estudantes de graduação, mestrado e de colaboradores externos ligados à Gestão Ambiental.
O professor explica que as pessoas recebem a multa ambiental e, muitas vezes, entram com recurso. São esses recursos que eles avaliam e sugerem o parecer para Câmara técnica. Levam então para a plenária e o Conselho acata o recurso ou não. Mesmo com o final da gestão, Miguel afirma que o projeto de extensão continua nos próximos anos e deve contar ainda com a parceria da Ordem dos Advogados (OAB).
A nova gestão do Consemma 2020-2021 foi definida durante o evento de sábado. A professora Lilian Aligleri, do Departamento de Administração, do CESA, foi eleita a nova representante da UEL. Ela atua em projetos ligados ao meio ambiente e na Rede Integrada de Pesquisas em Resíduos da UEL (RPR). A professora destaca o trabalho realizado pelo professor Miguel Etinger, que foi ativo e contribuiu com aspectos do Direito. Para ela, participar do Conselho é uma ação importante que a instituição faz, pois é uma forma de "aproximar a Universidade das discussões e até dos problemas da sociedade local", afirma.
Conferência - Evento - Com o tema: "Gestão integrada de resíduos sólidos e os desafios da reciclagem e logística reversa", a conferência foi realizada durante todo o último sábado, com diversas atividades. Na ocasião, foram aprovadas 30 propostas de ação do Conselho para o próximo biênio de gestão 2020-2021. As propostas são resultantes de três pré-conferências, realizadas no mês de novembro.

10h01 ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?
  08h57 OSUEL encerra Temporada Ouro Verde 2019 nesta quinta (12)
  08h26 Documentário aborda militância de travestis e trans de Londrina
  16h50 'Terra Vermelha' fortalece visibilidade de projetos da UEL e serviços à população
  16h57 Capela Sonora apresenta grupo Canto da Lira, nesta quinta-feira
  16h03 Curso de Relações Públicas da UEL comemora 45 anos
  16h05 Convênio entre UEL e Prefeitura resulta em economia de R$ 16 milhões em seis meses
  16h35 Prograd lança novo serviço de comunicação on line para estudante de graduação
  17h15 Aniversário de Londrina suspende atividades na UEL
  17h10 Inscrições para Residência Técnica em Gestão Pública abrem nesta terça (10)
  16h03 Estudante indígena apresenta trabalho de conclusão na Reserva Apucaraninha
  15h31 Cine Com-Tour/UEL apresenta dois longas esta semana
  14h59 HU atende cerca de 600 pessoas em campanha de câncer de pele
  14h55 Professor defende educação como direito humano e sinônimo de humanização
  17h29 UEL sobe posição em ranking internacional de sustentabilidade
  17h29 Empresa Júnior promove Colônia de Férias a partir de segunda-feira (9)
  22h00 Universidade prorrogará contratos de 244 professores temporários
  11h43 Laboratório de Análise de Água amplia serviços e reforça atendimento à população
  10h21 Inscrições abertas: Curso de Psicologia Hospitalar 2020
  10h29 Escritório de Apoio ao Pesquisador prioriza auxílio técnico aos pesquisadores da UEL
  15h07 Pesquisador desenvolve insumo que controla pragas e melhora produção agrícola
  09h08 Museu Histórico de Londrina promove Bazar Solidário no sábado (7)
  08h26 Manutenção em rede suspende atendimento do Pronto Socorro odontológico, domingo (8)
  17h51 Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades rurais
  16h38 Museu Histórico inaugura exposição sobre memória indígena neste sábado
  16h35 UEL FM abre série especial sobre projetos desenvolvidos na Universidade
  15h38 Professora do CCH lança Bodas de Café e faz homenagem ao Proteu
  17h16 Inscrições para programa de mobilidade nacional terminam dia 16
  11h14 UEL conquista quatro destaques no 32º Prêmio de Ciência e Tecnologia da SETI
  09h17 Teatro Ouro Verde recebe apresentações da Escola Municipal de Dança
  08h11 Última edição da Feirinha da Cidadania é nesta quinta-feira (5), na Reitoria

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto de Artes Cênicas aproxima UEL de comunidades

Jornal Notícia - 1.404