Londrina, Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020 -  Busca

02/12/2019

Vestibular 2020 termina nesta segunda-feira para grande maioria dos candidatos

Entrada de candidatos no CCH
Assim como no domingo (1º), o segundo dia da 2ª Fase do Vestibular 2020 da UEL registrou alta temperatura, trânsito lento nas proximidades do Campus Universitário e tranquilidade entre os candidatos, já ambientados com os locais de provas e com a dinâmica do concurso. A grande maioria dos Vestibulandos preferiu chegar cedo para aguardar a abertura dos portões.
Por volta das 13 horas desta segunda-feira (2) era possível notar grande quantidade de veículos nos sete Centros de Estudos, onde são aplicadas as Provas de Conhecimentos Específicas, composta por 12 questões discursivas distribuídas entre três das disciplinas do Ensino Médio. De acordo com o edital, os candidatos precisam aguardar pelo menos uma hora em sala, após o início da prova, com prazo máximo de quatro horas para a conclusão.
Em que se pese o desafio da prova de hoje, com  questões discursivas, para a grande maioria o Vestibular chega ao fim. Nesta terça-feira (3), apenas 646 candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico farão as Provas de Habilidades Específicas (PHE). As provas serão das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas, no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).
No início desta tarde era fácil encontrar veículos de cidades diversas no Campus, denunciando a grande presença de pessoas de fora. Dos mais de 8 mil vestibulandos, 4.853 são de outros municípios. A aposentada Rosimar Maria da Silva veio de Três Lagoas (MS) para trazer a filha mais nova, Tatiene, para tentar uma vaga no curso de Medicina Veterinária. São cerca de cinco horas de viagem. A candidata disse que a escolha pela UEL se deu pelo bom conceito do curso, além de ser uma Universidade pública. "Se o ensino é bom compensa muito", afirmou a vestibulanda.
Candidatos aguardam conferência de documentos

A família Menani veio de Dracena (SP) para trazer a filha, Daniela, que tenta uma vaga no curso de Direito noturno. A irmã mais velha, Marcela, é estudante do último ano do curso de Fisioterapia e foi das responsáveis pela escolha da irmã. Já a mãe das duas, Débora, surpreendeu-se com o tamanho do Campus. "Parece uma cidade", comparou ela.
Outra candidata que chegou cedo para a prova foi a estudante Ana Paula Luiza de Andrade, de 34 anos. Em abril deste ano ela foi personagem de uma matéria da Agência UEL sobre o início das atividades do Curso Pré Vestibular (CEPV) da UEL. Veja a reportagem - AQUI.
Moradora do Jardim Vista Bela, na zona norte de Londrina, e cadeirante, na época ela contou que sonhava em cursar Direito para se especializar na luta pela integração e maior participação da Pessoa com Deficiência na sociedade.
"Aqui é meu espaço. Há um propósito nisso tudo", contou a estudante sobre o resultado na 1ª Fase. Ela disse estar confiante na aprovação, mantendo o ideal de se tornar advogada e fazer a diferença entre as pessoas com deficiência.
Ausentes - Neste domingo, primeiro dia da 2ª fase, foram registrados 589 ausentes do total de 8.419 candidatos, uma abstenção de 7%. As provas e gabaritos provisórios do primeiro dia já estão disponíveis no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS).
A jovem de Londrina, Ana Paula Luiza de Andrade(FOTO: Arquivo/COM)

Este ano a UEL oferece um total de 2.559 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, e outras 586 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas. Pela primeira vez, a UEL ofertará os novos cursos de Biotecnologia e Nutrição.
O resultado final será divulgado dia 13 de janeiro, a partir das 12 horas, no site da COPS

12h34 Edital dos classificados na 3ª convocação do Vestibular é liberado
  08h59 Mais de 300 formandos colam grau em solenidades especiais, dias 28 e 29
  08h16 Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2020 é lançado pelo CNPq
  15h46 Farmácia Escola retoma serviços e atende comunidades interna e externa
  11h10 Inscrições para o CEPV pela Análise Socioeconômica entram na reta final
  09h57 UEL divulga 3ª convocação do Vestibular 2020 na terça-feira (28)
  09h34 Pesquisadores da UEL produzem biomassa a partir de microalgas
  16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  10h42 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h42 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil