Londrina, Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020 -  Busca

02/12/2019

Livro traz coletâneas de artigos publicados em jornais entre 2009 e 2019

Lançamento tem tiragem de 150 exemplares
O professor do Departamento de Filosofia, Clodomiro Bannwart Júnior, lança no próximo dia 10 o livro Entre Linhas - percursos da Nova República, que resgata 90 artigos jornalísticos publicados nos últimos 10 anos em jornais da região. Os assuntos retratam fatos da política nacional da última década, a chamada Nova República, desde a ascensão de Lula, passando pelos mandatos de Dilma Roussef, as denúncias do mensalão, as investigações da Lava Jato e a chegada da direita ao mais alto posto do país, com a eleição de Jair Bolsonaro. O lançamento será no dia 10, a partir das 18 horas, na Casa Von Borstel, no Aurora Shopping. O preço de lançamento é de R$ 55.
O livro sai pela recém-criada Editora Engenho das Letras, com impressão feita na Divisão de Serviços Gráficos da Coordenadoria de Comunicação da UEL, e tiragem de 150 exemplares. Em seus artigos o professor busca refletir fatos do cotidiano da política nacional, com elementos das suas áreas de atuação, Filosofia e Direito. Bannwart Júnior é professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação do curso de Direito da UEL. Esta atuação levou-o a se aprofundar na área, inclusive cursando a graduação.
"Me realizo em fazer esta ponte entre as duas áreas", define ele, acrescentando que o Direito se caracteriza pela veia tecnicista, que carece, em algumas reflexões e de uma base teórica consistente. Por outro lado, comenta ele, o casamento entre as duas áreas permite que se conceitue fatos de forma concreta, longe de abstrações.
É desta forma que os artigos do professor levam o leitor a pensar sobre temas como democracia, ética, sustentabilidade, Universidade, religião, governabilidade. O livro foi organizado de forma cronológica permitindo que o leitor faça um apanhado dos assuntos de grande repercussão, que chamaram a atenção na última década, de forma contextualizada.
O professor afirma que o hábito de ler e escrever em jornais têm forte influência do pai, o comerciante Clodomiro Bannwart, proprietário de uma máquina de beneficiamento de cereais em Arapongas, onde a família morava na década de 1980. O comércio se situava às margens da BR-369, no caminho para Apucarana, e se tornou conhecido como ponto de encontro dos cidadãos que se interessavam pela política local.
Professor Clodomiro Bannwart, do Departamento de Filosofia
Segundo o professor, o pai assinava os jornais, que chegava em uma caixa de Correios improvisada, uma lata, onde o entregador depositava os periódicos diariamente. Uma das tarefas do menino era exatamente recolher o jornal. E foi neste ambiente de farto debate político que ele cresceu. Este olhar atento da sociedade acabou influenciando o professor.
Contradições - A observação atenta dos fatos, as aulas, e a pesquisa nas áreas do Direito e da Filosofia provocam preocupação no professor quanto ao futuro do país e os seguidos atentados contra instituições fundamentais como a Constituição Brasileira e à Justiça. Ele explica que o país ainda não alcançou maturidade da sua democracia, capengando em áreas como o sistema político partidário e ações da mais alta corte da Justiça, o Supremo Tribunal Federal (STF), fazendo papel de legislador.
"Tudo isto cria um certo ceticismo da população. É como se as instituições rodassem em falso", compara o professor. Por conta disso, ele continua escrevendo com constância nos jornais locais, que abrem espaço para leitores opinarem sobre as mais diversas áreas, com ênfase na política, na ética e buscando sempre uma reflexão mais aprofundada.

13h33 10/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h00 Inscrições do novo processo de seleção para vagas remanescentes terminam domingo (12)
  09h39 Livro de pesquisadores reúne histórias sobre escola na quarentena
  15h34 Tech Talk Alumini 2020 une egressos e alunos do curso de Engenharia Elétrica