Londrina, Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020 -  Busca

02/12/2019

Livro traz coletâneas de artigos publicados em jornais entre 2009 e 2019

Lançamento tem tiragem de 150 exemplares
O professor do Departamento de Filosofia, Clodomiro Bannwart Júnior, lança no próximo dia 10 o livro Entre Linhas - percursos da Nova República, que resgata 90 artigos jornalísticos publicados nos últimos 10 anos em jornais da região. Os assuntos retratam fatos da política nacional da última década, a chamada Nova República, desde a ascensão de Lula, passando pelos mandatos de Dilma Roussef, as denúncias do mensalão, as investigações da Lava Jato e a chegada da direita ao mais alto posto do país, com a eleição de Jair Bolsonaro. O lançamento será no dia 10, a partir das 18 horas, na Casa Von Borstel, no Aurora Shopping. O preço de lançamento é de R$ 55.
O livro sai pela recém-criada Editora Engenho das Letras, com impressão feita na Divisão de Serviços Gráficos da Coordenadoria de Comunicação da UEL, e tiragem de 150 exemplares. Em seus artigos o professor busca refletir fatos do cotidiano da política nacional, com elementos das suas áreas de atuação, Filosofia e Direito. Bannwart Júnior é professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação do curso de Direito da UEL. Esta atuação levou-o a se aprofundar na área, inclusive cursando a graduação.
"Me realizo em fazer esta ponte entre as duas áreas", define ele, acrescentando que o Direito se caracteriza pela veia tecnicista, que carece, em algumas reflexões e de uma base teórica consistente. Por outro lado, comenta ele, o casamento entre as duas áreas permite que se conceitue fatos de forma concreta, longe de abstrações.
É desta forma que os artigos do professor levam o leitor a pensar sobre temas como democracia, ética, sustentabilidade, Universidade, religião, governabilidade. O livro foi organizado de forma cronológica permitindo que o leitor faça um apanhado dos assuntos de grande repercussão, que chamaram a atenção na última década, de forma contextualizada.
O professor afirma que o hábito de ler e escrever em jornais têm forte influência do pai, o comerciante Clodomiro Bannwart, proprietário de uma máquina de beneficiamento de cereais em Arapongas, onde a família morava na década de 1980. O comércio se situava às margens da BR-369, no caminho para Apucarana, e se tornou conhecido como ponto de encontro dos cidadãos que se interessavam pela política local.
Professor Clodomiro Bannwart, do Departamento de Filosofia
Segundo o professor, o pai assinava os jornais, que chegava em uma caixa de Correios improvisada, uma lata, onde o entregador depositava os periódicos diariamente. Uma das tarefas do menino era exatamente recolher o jornal. E foi neste ambiente de farto debate político que ele cresceu. Este olhar atento da sociedade acabou influenciando o professor.
Contradições - A observação atenta dos fatos, as aulas, e a pesquisa nas áreas do Direito e da Filosofia provocam preocupação no professor quanto ao futuro do país e os seguidos atentados contra instituições fundamentais como a Constituição Brasileira e à Justiça. Ele explica que o país ainda não alcançou maturidade da sua democracia, capengando em áreas como o sistema político partidário e ações da mais alta corte da Justiça, o Supremo Tribunal Federal (STF), fazendo papel de legislador.
"Tudo isto cria um certo ceticismo da população. É como se as instituições rodassem em falso", compara o professor. Por conta disso, ele continua escrevendo com constância nos jornais locais, que abrem espaço para leitores opinarem sobre as mais diversas áreas, com ênfase na política, na ética e buscando sempre uma reflexão mais aprofundada.

12h34 Edital dos classificados na 3ª convocação do Vestibular é liberado
  08h59 Mais de 300 formandos colam grau em solenidades especiais, dias 28 e 29
  08h16 Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2020 é lançado pelo CNPq
  15h46 Farmácia Escola retoma serviços e atende comunidades interna e externa
  11h10 Inscrições para o CEPV pela Análise Socioeconômica entram na reta final
  09h57 UEL divulga 3ª convocação do Vestibular 2020 na terça-feira (28)
  09h34 Pesquisadores da UEL produzem biomassa a partir de microalgas
  16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  10h42 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h42 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil