Londrina, Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020 -  Busca

02/12/2019

Professor da Aston University debate inteligência artificial na UEL

O professor Diego Faria do Departamento de Ciência da Computação na Aston University, Reino Unido, falará nesta quarta-feira (4) a alunos e professores do Centro de Ciências Exatas (CCE). Com o tema "Rumo à robótica socialmente assistida e às interfaces homem-máquina a fim de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos seres humanos", a palestra será às 10 horas, na sala 311, do Departamento de Computação.
Diego Faria apresentará uma visão geral de sua pesquisa científica nos últimos cinco anos. Ele vai abordar alguns estudos de casos como robótica: interação com crianças, idosos e deficientes; interfaces cérebro-computador e músculo-computador; e interação afetiva e comportamental: reconhecimento de estados emocionais e comportamento baseado na linguagem corporal durante a interação homem-máquina.
O professor iniciou suas atividades na Aston University em julho de 2016 como professor adjunto, tendo sido promovido a professor associado em 2019. O professor coordena um projeto Europeu (InDex) relacionado à robótica cognitiva, do programa CHIST-ERA com parcerias na Áustria, França, Itália e Estônia. Ele também coordena dois projetos com a indústria, relacionados à percepção artificial e sistemas inteligentes aplicados a veículos autônomos e à recuperação de informações (mineração de dados multimídia).
Ele recebeu subsídio de pesquisa da The Royal Society, do Reino Unido como coordenador do projeto Sim2Real, envolvendo transferência de conhecimento e aprendizado por reforço a partir de ambientes de simulação para aplicações de robótica no mundo real. Ele obteve seu Ph.D. em Cognitive Robotics pela Universidade de Coimbra, Portugal em 2014, e desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado entre 2014 e 2016 no Instituto de Sistemas e Robótica em Portugal, um centro de excelência reconhecido internacionalmente nesta área.
O professor Pedro Paulo da Silva Ayrosa, do Departamento de Computação, explica que o professor Diego R. Faria vem à Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do programa UK Academies - Research Mobility, Cooperação Fundo Newton, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e Fundação Araucária.
A participação do professor da Aston University ocorre na série de seminários, coordenado pelo professor Adilson Luiz Bonifácio. Durante a primeira quinzena deste mês, Faria vai atuar no projeto de pesquisa Engagement through AI-based Interactive Games: Neurocognitive training for children with learning difficulties, juntamente com o professor Pedro Paulo da Silva Ayrosa.
Conforme Ayrosa, a inteligência artificial e a robótica avançam em direção ao desenvolvimento de tecnologias inteligentes que permitem a introdução dessas máquinas no cotidiano. "Por exemplo, um robô assistente ideal deve compartilhar e coexistir em nosso ambiente, que é dinâmico e rodeado de incertezas, sendo também capaz de lidar com a presença humana de forma social e amigável", afirma.

16h01 Mais de 90% dos alunos da graduação respondem a questionário da Prograd
  13h33 10/07/20 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  10h00 Inscrições do novo processo de seleção para vagas remanescentes terminam domingo (12)
  15h51 Livro de pesquisadores reúne histórias sobre escola na quarentena