Londrina, Terça-Feira, 28 de Janeiro de 2020 -  Busca

02/12/2019

Professor da Aston University debate inteligência artificial na UEL

O professor Diego Faria do Departamento de Ciência da Computação na Aston University, Reino Unido, falará nesta quarta-feira (4) a alunos e professores do Centro de Ciências Exatas (CCE). Com o tema "Rumo à robótica socialmente assistida e às interfaces homem-máquina a fim de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos seres humanos", a palestra será às 10 horas, na sala 311, do Departamento de Computação.
Diego Faria apresentará uma visão geral de sua pesquisa científica nos últimos cinco anos. Ele vai abordar alguns estudos de casos como robótica: interação com crianças, idosos e deficientes; interfaces cérebro-computador e músculo-computador; e interação afetiva e comportamental: reconhecimento de estados emocionais e comportamento baseado na linguagem corporal durante a interação homem-máquina.
O professor iniciou suas atividades na Aston University em julho de 2016 como professor adjunto, tendo sido promovido a professor associado em 2019. O professor coordena um projeto Europeu (InDex) relacionado à robótica cognitiva, do programa CHIST-ERA com parcerias na Áustria, França, Itália e Estônia. Ele também coordena dois projetos com a indústria, relacionados à percepção artificial e sistemas inteligentes aplicados a veículos autônomos e à recuperação de informações (mineração de dados multimídia).
Ele recebeu subsídio de pesquisa da The Royal Society, do Reino Unido como coordenador do projeto Sim2Real, envolvendo transferência de conhecimento e aprendizado por reforço a partir de ambientes de simulação para aplicações de robótica no mundo real. Ele obteve seu Ph.D. em Cognitive Robotics pela Universidade de Coimbra, Portugal em 2014, e desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado entre 2014 e 2016 no Instituto de Sistemas e Robótica em Portugal, um centro de excelência reconhecido internacionalmente nesta área.
O professor Pedro Paulo da Silva Ayrosa, do Departamento de Computação, explica que o professor Diego R. Faria vem à Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do programa UK Academies - Research Mobility, Cooperação Fundo Newton, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e Fundação Araucária.
A participação do professor da Aston University ocorre na série de seminários, coordenado pelo professor Adilson Luiz Bonifácio. Durante a primeira quinzena deste mês, Faria vai atuar no projeto de pesquisa Engagement through AI-based Interactive Games: Neurocognitive training for children with learning difficulties, juntamente com o professor Pedro Paulo da Silva Ayrosa.
Conforme Ayrosa, a inteligência artificial e a robótica avançam em direção ao desenvolvimento de tecnologias inteligentes que permitem a introdução dessas máquinas no cotidiano. "Por exemplo, um robô assistente ideal deve compartilhar e coexistir em nosso ambiente, que é dinâmico e rodeado de incertezas, sendo também capaz de lidar com a presença humana de forma social e amigável", afirma.

12h34 Edital dos classificados na 3ª convocação do Vestibular é liberado
  08h59 Mais de 300 formandos colam grau em solenidades especiais, dias 28 e 29
  08h16 Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2020 é lançado pelo CNPq
  15h46 Farmácia Escola retoma serviços e atende comunidades interna e externa
  11h10 Inscrições para o CEPV pela Análise Socioeconômica entram na reta final
  09h57 UEL divulga 3ª convocação do Vestibular 2020 na terça-feira (28)
  09h34 Pesquisadores da UEL produzem biomassa a partir de microalgas
  16h45 Comissão conclui primeira etapa de homologação para autodeclarados negros
  15h02 Capes selecionará projetos de pesquisa de países da América do Sul e França
  11h37 Médicos do HU/UEL fazem três cirurgias inéditas na região
  10h25 Inscrições pelo Sisu 2020 terminam domingo (26). UEL oferta vagas em 47 cursos
  15h19 Concurso Global premia alunos da graduação e pós-graduação
  15h04 HU/UEL divulga curso e atende gestantes a partir do 4º mês
  09h57 Pré-matrícula da 2ª Convocação termina nesta quinta-feira (23)
  09h32 Inscrições abertas para curso sobre psicanálise lacaniana e o corpo
  18h37 Prograd realiza checagem de documentação de ingressantes do Vestibular 2020
  16h39 UEL é parceira na campanha Londrina Unida Contra a Dengue
  10h42 Abertas inscrições do curso Masterclass de Regência Orquestral
  10h42 Laboratório de Línguas tem opções de cursos de português para estrangeiros
  10h07 Universidade reforça campanha do município no combate à hanseníase

Sorria! Você está sendo cuidado!

Quando se trata de solo, sempre há solução

ARTIGO: Um futuro utópico ou distópico?

Projeto mapeia o cooperativismo no Brasil