Londrina, Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020 -  Busca

01/12/2019

Primeiro dia da 2ª Fase registra abstenção de 589 candidatos, índice de 7% do total

Candidatos em sala, momentos antes do início da prova

Um total de 589 candidatos, ou seja 7% dos vestibulandos, deixaram de comparecer neste domingo (1º) quando foram aplicadas as provas de Línguas, Literatura e Redação da 2ª Fase do Vestibular 2020 da UEL. O índice foi considerado normal pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL, pouco mais do que no ano passado  quando a abstenção foi de 5% do total. A 2ª Fase prossegue nesta terça-feira (2) com 12 questões discursivas sobre o conteúdo do Ensino Médio. O concurso prossegue na terça-feira (3) para candidatos de apenas quatro cursos que exigem Prova de Habilidade Específica.
Segundo a professora Sandra de Oliveira Garcia, Coordenadora da Cops, como no ano passado, a prova de redação cobrou três produções diferentes. O primeiro cobrou uma posição do vestibulando sobre Desigualdade Social, a partir de três textos e um infográfico. Esta primeira redação deveria ter entre 12 e 14 linhas. A segunda redação apresentou uma charge sobre a proposta governamental de ensino domiciliar, solicitando uma produção textual de até seis linhas.
A terceira redação foi considerada a mais surpreendente pela Coordenadoria, desafiando os candidatos a produzirem uma narrativa entre oito e 10 linhas a partir da frase:  "Eu vi meu reflexo nas lentes de seus óculos de sol e não me reconheci". De acordo com a professora, o objetivo foi avaliar a criatividade do candidato, considerando uma história com princípio e sem fim.  "Os avaliadores quiseram certamente dar mais leveza à prova", definiu a professora.
Aplicativo - Pela primeira vez a Cops apresentou o aplicativo do Vestibular, que poderá ser baixado já a partir deste domingo por todos os candidatos. O App traz informações preciosas, como o gabarito da prova deste domingo. O caderno será liberado nesta segunda-feira, quando os estudantes poderão fazer a correção. A ferramenta traz ainda o Cartão de Inscrição, que a partir do próximo ano poderá ser utilizado via celular, o Manual do Candidato e o mapa do local de provas do estudante.
Rampa de acesso do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA)

Segundo a professora Sandra, a liberação para o aplicativo ocorreu somente agora, nesta 2ª Fase, e possibilitará maior interação entre a Universidade e os candidatos. O App pode ser baixado por qualquer pessoa interessada, bastando digitar Vestibular UEL.
Primeiro dia - Sobre o primeiro dia, a Coordenadora afirmou que a aplicação foi bastante tranquila, com apenas dois registros de atraso ocorridos em Londrina. Este ano 77 estudantes solicitaram atendimento especial, com ledores, acompanhamento médico e provas para pessoas portadoras de deficiência visual. Ela detalhou ainda que uma estudante de Curitiba perdeu a carteira de identidade no início da tarde, no Campus da UEL. O documento foi encontrado por um fiscal e a Coordenação conseguiu localizar a estudante, devolvendo o RG a tempo da candidata conseguir fazer a prova.
Cerca de 900 pessoas entre fiscais, coordenadores, agentes de segurança, médicos, monitores e supervisores estão trabalhando nesta 2ª fase em Londrina, Cascavel e Curitiba. A UEL oferece um total de 2.559 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, e outras 586 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.145 vagas. Pela primeira vez, a UEL ofertará os novos cursos de Biotecnologia e Nutrição.
Coordenadora da COPS, Sandra Garcia, fornece detalhes sobre a prova

Nesta segunda-feira (2) os candidatos fazem as provas Específicas, com 12 questões discursivas distribuídas entre três das disciplinas que constam do Ensino Médio - Artes, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa/Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. Nesse caso o candidato precisa estar atento às disciplinas selecionadas pelo curso escolhido. A relação está disponível no Manual do Candidato.
Na quarta-feira, 3 de dezembro, das 8 às 11 horas e das 14 às 18 horas, a Cops aplica as Provas de Habilidades Específicas (PHE) para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. Ainda segundo a professora Sandra, embora o Vestibular seja descentralizado, estes candidatos deverão fazer as provas obrigatoriamente em Londrina, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), no Campus da UEL.
O resultado final será divulgado no dia 13 de janeiro, a partir das 12 horas, no site da COPS.

18h10 A pandemia sob o olhar do historiador: como o presente será contato no futuro?
  16h08 Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do HU/UEL expande teleconsultas a pacientes
  13h56 02/06/20 Boletim - Em estado de alerta contra o coronavírus (Rádio UEL FM)
  10h15 Mestrado em Psicologia aborda processo de luto na pandemia de COVID-19
  16h15 Ciclo de Palestras coloca o tema Ciência da Informação em debate